CAP TULO II

Páginas: 2 (364 palavras) Publicado: 28 de abril de 2015
 CAPÍTULO II

Protoformas do ServiçoSocial



1. Grupos Pioneiros e as Primeiras Escolas de Serviço Social

As obras caridosas mantidas pelo clero (e leigos) possuem uma longa tradição, remontando aos primórdios do período colonial. Aparca precária infraestrutura hospitalar e assistencial existente até fase bastante avançada do Império se deve quase exclusivamente à ação das ordens religiosas europeias que se implantam e disseminampelo país.
A tentativa de intervenção na organização e controle do proletariado também não é recente. Os Carlistas, ou Scalabrinianos, por exemplo, se implantam no Brasil logo em seguida às grandesondas imigratórias que têm origem na Itália, para atuar junto aos seus compatriotas. Estes se substituir o escravo nas grandes plantações e, posteriormente, constituir o mercado de trabalho urbano.
Aparticipação do clero no controle direto do operariado industrial remonta, por sua vez, ao surgimento das primeiras grandes unidades industriais, em fins do século passado. É vivia a presença dereligiosos no próprio interior dessas unidades, que muitas vezes possuíam capelas próprias, onde diariamente os trabalhadores eram obrigados a assistir à missa e a outras liturgias. Nas Vilas Operárias suapresença é constante. No plano sindical, com o apoio patronal, desenvolvem iniciativas assistenciais (mútuas etc.) e organizacionais visando contrapor-se ao sindicalismo autônomo de inspiraçãoanarco-sindicalista. Na imprensa operária independente são frequentes as críticas à posição patronal e divisionista desses movimentos, cujos aderentes e mentores são ironicamente qualificados de amarelos eurubus.
No entanto, o que se poderia considerar como protoformas do Serviço Social, como hoje é entendido, tem sua base nas obras e instituições que começam a “brotar” após o fim da primeira guerra...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CAP TULO II DA REMUNERA O
  • CAP TULO II Cap tulo II Status (Direito Romano)
  • Cap tulo II Lei 8666
  • CAP TULO II lesao corporal
  • C Lculo II Cap Tulo I
  • Cap tulos II ao IV livro 2
  • DOSSI II Cap Tulo 4 Medir Para Crescer
  • Notas sobre cidadania e modernidade Cap tulo II

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!