resolução halliday

Páginas: 2 (417 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Aula 1. Carga elétrica – Lei de Coulomb
Tópico 1 – Carga elétrica


EXEMPLOS RESOLVIDOS DA AULA 01-TÓPICO 01.
Fonte: http://www.if.ufrgs.br/~jgallas/AULAS/volume3.html

Tente responder antesde ver a solução.


1) Uma barra carregada atrai fragmentos de cortiça que, assim que a tocam, são violentamente repelidos. Explique a causa disto.

Solução

Como os dois corpos atraem-seinicialmente, deduzimos que eles possuem quantidades de cargas com sinais diferentes. Ao tocarem-se a quantidade de cargas menor é equilibrada pelas cargas de sinal oposto. Como a carga que sobrareparte-se entre os dois corpos, estes passam a repelir-se por possuírem, então, cargas de mesmo sinal. Note que afirmar existir repulsão após os corpos tocarem-se equivale a afirmar ser diferente aquantidade de cargas existente inicialmente em cada corpo.

2) Por que as experiências em eletrostática não funcionam bem em dias úmidos?

Solução

Em dias úmidos existe um excesso de vapor de águano ar. Conforme será estudado nas aulas mais a frente, a molécula de água pertence `a classe de moléculas que possui o que se chama de ‘momento de dipolo elétrico’, isto é, nestas moléculas o centrodas cargas positivas não coincide com o centro das cargas negativas. Este desequilíbrio faz com que tais moléculas sejam eletricamente ativas, podendo ser atraídas por superfícies carregadas, tantopositiva quanto negativamente. Ao colidirem com superfícies carregadas, as moléculas agem no sentido de neutralizar parte da carga na superfície, provocando deste modo efeitos indesejáveis para osexperimentos de eletrostática. Isto porque não se tem mais certeza sobre qual a quantidade de carga que realmente se encontra sobre a superfície.

3) (a) Uma barra de vidro positivamente carregada atraium objeto suspenso. Podemos concluir que o objeto está carregado negativamente?
(b) A mesma barra carregada positivamente repele o objeto suspenso. Podemos concluir que o objeto está positivamente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resolução Halliday
  • Resolução física halliday 8ªed
  • Halliday- capitulo 28 resolução
  • Resolução Halliday 9ªedição
  • Fisica resolucao halliday
  • Resolução, 8ª ed, de halliday
  • resolucao cap 15 halliday
  • Resolução cap. 14 halliday 2

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!