RESISTÊNCIA ÀS FLUOROQUINOLONAS EM ESCHERICHIA COLI URINÁRIA

7956 palavras 32 páginas
INTRODUÇÃO’

As bactérias resistentes a múltiplos antimicrobianos representam um desafio no tratamento das infecções (MURRAY BE, 1994). A introdução de fluoroquinolonas (FQs), na década de 80, representou um importante avanço na terapêutica antimicrobiana das infecções por bactérias multirresistentes, particularmente do trato urinário onde a E. coli continua sendo o principal agente etiológico nas infecções agudas (RYAN JL, BERENSON, GRECO et al, 1987), visto que diversas cepas de bactérias resistentes a múltiplos antimicrobianos mostraram-se sensíveis a esse novo grupo de medicamentos (NEU HC, 1987-1988). Algumas classes de antimicrobianos podem ser avaliadas quanto à resistência por meio de um marcador, que tem a função de triagem. No caso das quinonlonas, há indícios de que o ácido nalidíxico (NAL) possa exercer este papel. Apenas uma mutação no gene responsável pela codificação do sítio alvo confere resistência a este fármaco, enquanto as (FQs) podem apresentar diminuição na potência, detectada somente pela elevação da concentração inibitória mínima (CIM).
O objetivo deste trabalho foi avaliar ao longo de dois anos (2006 e 2007) possíveis modificações na sensibilidade à ciprofloxacina (CIP) e norfloxacina (NOR) de bactérias isoladas de urocultura, proveniente de pacientes ambulatoriais e hospitalizados de um Hospital Geral do município de Dourados Mato Grosso do Sul.

1 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

1.1 Infecção Urinária

A infecção sintomática do trato urinário (ITU) situa-se entre as mais Freqüentes Infecções bacterianas do ser humano (Stamm W. E, 1993), figurando como a segunda infecção mais comum na população em geral (Valiquette L, 2001), predominando entre os adultos em pacientes do sexo feminino (Hooton T.M, 2000). Nas crianças, particularmente no primeiro ano de vida, a infecção urinária também é muito comum, predominando igualmente no sexo feminino; nesta população de pacientes pediátricos, predomina a pielonefrite,

Relacionados