Resgatando Valores Humanos Na Escola Para A Vida

Páginas: 7 (1551 palavras) Publicado: 25 de maio de 2015
Resgatando Valores Humanos na Escola para a Vida
Escola Estadual Augusto Severo – Natal


Local de realização: Escola Estadual Augusto Severo - Natal/RN. 

Período de realização: todo o ano letivo de 2010. 

Público atendido: todos os alunos do Ensino Fundamental II, dos turnos matutino e vespertino. 

Idealizadora e responsável pelo projeto: Gilmara Chaves Valentim Silva (professora de LínguaPortuguesa e especialista em Educação). 

Apoio e colaboração: gestoras, Coordenação Pedagógica e demais professores dos turnos matutino e vespertino. Áreas do conhecimento: todas as disciplinas do currículo escolar. 

Temas transversais: cidadania, ética, pluralidade cultural, meio ambiente, saúde, entre outros. 

Mediadores: equipe gestora, corpo docente e demais funcionários dos turnos matutinoe vespertino. 

“Cada caminho é apenas um entre 1 milhão de caminhos. Portanto, você deve ter sempre em mente que um caminho não passa de um caminho. Faça uma pergunta a você, e só a você. É a seguinte: esse caminho tem coração? Todos os caminhos são os mesmos. Não levam a lugar algum. [...] A única pergunta é se esse caminho tem coração. Se tiver, o caminho é bom, se não, não tem utilidade.”Castañeda 

I- Justificativa

De acordo com o diagnóstico realizado, observamos que é alto o índice de violência e desrespeito no relacionamento entre nossos alunos, de indisciplina com relação aos professores, de desrespeito aos demais funcionários da nossa escola e até mesmo aos próprios professores e à equipe pedagógica. E que toda essa violência implícita ou explícita torna o ambiente um lugarhostil e desinteressante para o aprendizado que todos desejamos. 

Diante desse quadro e entendendo a escola como um espaço, principalmente, de integração social e desenvolvimento pessoal dos alunos, fez-se necessário criar estratégias com o intuito de melhorar essa situação, visando proporcionar um ambiente mais atrativo e acolhedor, para que eles possam repensar suas atitudes, desenvolvendo suaafetividade, seu senso de ética, cidadania e justiça, minando, aos poucos, a agressividade que costumam cultivar no dia a dia. 

“A onipotência juvenil faz parte natural do desenvolvimento. Tanto mais grave será quanto mais baixa estiver a autoestima do adolescente.”
Içami Tiba

II - Introdução

A função maior da escola é contribuir para a construção da cidadania, formando cidadãos conscientes,participativos e com uma conduta pautada em valores sólidos. Os valores humanos, como decidimos chamá-los, andam um pouco esquecidos pela nossa sociedade capitalista, em que o “ganhar dinheiro” e o “levar vantagem em tudo” parecem importar muito mais que as relações de amor, respeito e responsabilidade entre as pessoas. Se a família deveria ser o porto seguro para a criança/aluno, essa se encontra,muitas vezes, desestruturada e corrompida pelas circunstâncias. Se, por sorte, o aluno tem uma família estruturada e consciente de seus deveres como pais e/ou responsáveis, por outro lado existe um mundo de violência e corrupção que o rodeia e que é tão atrativo quanto destrutivo. 

Muito se fala que investir na Educação é o único meio para prosperarmos na vida. E que só através dela podemos mudar osquadros de miséria e criminalidade que vemos em nosso país, estado, cidade ou comunidade. Mas como fazer para convencer aquele aluno que vive em meio a tanta violência e descaso social, onde o crime é coisa corriqueira, quase normal, de que ele precisa estudar, se dedicar e se comprometer com a escola, para que, num futuro a longo prazo, ele seja recompensado por seus esforços? Como fazer isso sea vida ilegal lhe mostra que existem maneiras muito mais “fáceis” e “rápidas” de se conseguir o que se deseja materialmente? 

Foi pensando nessas e em outras indagações que surgiu a ideia do projeto a seguir, que visa, primeiramente, resgatar os valores adormecidos, esquecidos ou abandonados por nosso aluno, para que então ele tenha consciência da necessidade do aprender, não só para a escola,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Os valores: resgatando o que nos torna humanos
  • resgatando valores culturais de uma escola
  • Resgatando valores na escola
  • construindo e resgatando Valores na escola
  • VALORES HUMANOS NA ESCOLA
  • Valores humanos na escola
  • Valores Humanos
  • Valores Humanos Matemática da Vida

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!