resenha

Páginas: 5 (1107 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Sinopse Trilogia Divergente: Divergente, Insurgente, Convergente.
Autor(a): Veronica Roth
Editora: Rocco
Páginas: Divergente (502 p.), Insurgente (512 p.), Convergente (526 p.)
"Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o testede aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto. A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é. E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos,inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive."

Resenha: Após tantas guerras e disputas capazes de arrasar a Terra, as pessoas enfim perceberam que precisavam de uma nova organização de vida: um novo sistema, que permitisse que as pessoas vivessem agrupadas de acordo com seus ideais. Assim foram criadas ascinco facções da nova Chicago:
- Os que achavam o altruísmo e a bondade importantes se uniram à Abnegação;
- Os que prezavam principalmente a sinceridade se uniram à Franqueza;
- Os que acreditavam que o conhecimento era o princípio mais importante se uniram à Erudição;
- Aqueles que apoiavam o companheirismo incondicional se uniram na Amizade;
- E os corajosos, que encaravam o destemor comouma filosofia de vida, formaram então a Audácia.
Mas tem alguns, no entanto, que não podem pertencer simplesmente a uma só facção. São pessoas que nasceram para serem contrárias a esse sistema: pessoas que não se moldam a um único princípio, que são imunes às simulações criadas para forçar a mente. Tris Pior é assim. Tris Prior é Divergente.
Qualquer pessoa que ameace o sistema precisa sereliminada, e Tris não pode, de forma alguma, dar pistas sobre o que realmente é. Afinal, se – hipoteticamente – as facções quisessem controlar umas às outras através de simulações, os Divergentes seriam imunes.
Na Abnegação Tris esteve segura e nunca precisou se arriscar por coisa alguma, mas vai ter que aprender logo a sobreviver na facção dos destemidos. Se você não aprende sobreviver na Audácia, aAudácia mata você. E se souberem que você é Divergente te matam mais rápido ainda.

“-[...] Eu estava tentando fazer você se lembrar de que, se você fracassasse, outra pessoa teria que tomar seu lugar.

-Por quê? – pergunto.

-Porque você é da Abnegação. – diz ele – e é exatamente nos momentos em que você está agindo de maneira altruísta que você é mais corajosa.”
[trecho]


Compersonagens diferentes e um universo totalmente novo, Veronica Roth criou uma trama quase tão envolvente quanto Jogos Vorazes (digo “quase” porque até hoje não li nenhuma ficção que chegasse aos pés de JV): Divergente começa com o pé direito e tem tudo para ocupar um lugar especial no coração dos leitores.
Beatrice Prior foi criada na facção altruísta, aquela em que as pessoas são ensinadas a seesquecerem de si mesmas e prezarem o bem-estar dos outros. Os membros da Abnegação são inofensivos, prestativos, e nada inclinados à violência.
Por isso é um baita contraste a menina quietinha e entediada resolver abandonar a facção em que foi criada e se unir à Audácia, que é basicamente o oposto: ali só sobrevivem os mais fortes. Você vem sempre em primeiro lugar.
Tris se adapta bem fácil. Acho quefoi isso que me atraiu a atenção: assim como Katniss, Tris sabe os momentos certos de se ter sangue-frio.
O que me agradou bastante no livro foi que tudo é muito balanceado: a quantidade certa de dureza, emotividade, romance e ação.
Quanto à parte da dureza: nada na Audácia são flores num jardim. Tudo é desenvolvido para te testar ao limite, te forçar a extremos e descobrir o quão corajoso...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!