Resenha

Páginas: 6 (1264 palavras) Publicado: 18 de dezembro de 2013
Resenha dos textos: O contexto e o papel do psicólogo organizacional e Síntese e perspectiva



O contexto e o papel do Psicólogo Organizacional.


A Psicologia Organizacional é uma área que se insere no campo relativo ao trabalho e tem estreito vínculo com as atividades administrativas. Na perspectiva adotada, suas metas extrapolam a visão tradicional de ajustamento do indivíduo aotrabalho e busca de eficiência máxima. Trata-se de priorizar o desenvolvimento da pessoa, por meio de mudanças planejadas e participativas, nas quais o homem possa adquirir maior controle de seu ambiente. O crescimento individual que deve conduzi-lo a aprender sua inserção nas relações com o grupo e as relações do grupo com a estrutura organizativa e com a sociedade. A idéia é que toda a mudança nohomem pode produzir mudanças em seu ambiente.
A produtividade, necessária para a sobrevivência da espécie humana, coloca-se intrisicamente associada à motivação, ao envolvimento e a conscientização do significado do ato de produzir.
Produtividade e desempenho no trabalho são processos fortemente interligados. Fazem parte de uma cadeia complexa que inclui de fatores individuais de motivação,habilidades e conhecimentos até fatores estruturais ao nível da época e mudança de valores da sociedade.

O predomínio do modelo médico


Quando comparadas demais, é evidente o forte peso da carga horária destinada a área clínica no processo de formação. É preciso lembrar também que os conteúdos das disciplinas e os discursos dos professores em sala de aula privilegiam a clínica quaseunissonamente.Pode-se falar de uma perspectiva clínica que se estende pela formação e pela atuação.
O interesse pela área clínica revela-se também nítido, como poderíamos seguramente esperar, nas publicações emperiódicas em psicologia, oriundos de instituições não vinculadas ao sistema universitário.
O conhecimento que é divulgado nessa esfera encaixa-se e retroalimenta o ciclo, reforçandointeresses já estabelecidos e induzidos às preferências dos futuros iniciantes da profissão.
A forte atração pela clínica, em que se reduzem as relações à uma díade, conduz à uma visçao mistificada das atividades de consultório como a grande possibilidade de emancipação do indivíduo. Esquece-se do papel relevante da participação individual nas ações coletivas para o desenvolvimento da consciênciasocial.
A forma de encarar os obstáculos que o psicólogo e a psicologia enfrentam também é unidirecional. De um modo conveniente, às dificuldades são sempre atribuídas a fatores externos ao profissional à categoria ou à ciência psicológica.
A manutenção do trabalho em instituições em especial o trabalho em empresas, muitas vezes, dá-se com a finalidade de sustentar um treinamentocomplementar em clínica, com a intenção explícita de torná-la, no futuro, a área de dedicação exclusiva.
Ao examinar os locais de trabalho dos psicólogos, pode-se afirmar que se tratam de organizações em sua totalidade, inclusive as clínicas ou consultórios psicológicos.
A análise de necessidades constitui o passo inicial que deve ser realizado em qualquer sequência de operações, em umaperspectiva global de sistemas.


Síntese e perspectivas.

Síntese dos conteúdos e da análise.

Existem barreiras nas organizações que dificultam extrapolar as atividades técnicas; entretanto, os psicólogos estão malpreparados até para as mais tradicionais atividades e não assumem ou têm preparo para ampliar tais atividades. De qualquer modo, não se trata de uma simples questão de querer onúmero das atividades desenvolvidas : a ampliação das atividades requer uma atuação competente. A atuação competente é o melhor meio de divulgação do trabalho. O alargamento das atividades depende de uma ação integrada, como profissionais de uma categoria om propósitos definidos.
Se, de uma lado, sabe-se que predomina entre muitos dirigentes brasileiros uma visão míope no que concerne aos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!