Resenha

Páginas: 2 (343 palavras) Publicado: 12 de novembro de 2011
O texto “avaliação como compromisso com a aprendizagem,” de autoria de Celso Vasconcelhos, retrata a mudança da essência no sentido de avaliação e a intencionalidade que o professor atribui àavaliação no seu cotidiano.

Observamos que o fato principal não é a mudança de técnicas, mas, a mudança de paradigma, visão de mundo, valores, ou seja, pode haver mudança no conteúdo e na forma deavaliar, pode haver mudança na metodologia de trabalhar em sala de aula e até na estrutura da escola, e, no entanto nada adiantará se não tocar no que é decisivo: intervir na realidade a fim detransformá-la. É por este motivo, segundo o autor, que em termo especifico de avaliação, a intencionalidade é determinante, é o problema nuclear da avaliação.

Percebemos que a internacionalidadeseletiva está enraizada nos sujeitos (através de representações, hábitos, valores), mas também nas estruturas (através de normas, leis, ambiente de trabalho), uma verdadeira cultura da exclusão. Aqui, maisuma vez, emerge a questão da dialética entre as condições subjetivas e objetivas. Assim, podemos entender que a subjetividade do outro é um fator objetivo.

Notarmos que a avaliação envolvejulgamento, mas da produção objetiva do educando e não da sua pessoa. Ainda assim, o próprio julgamento da produção deve ser feito em função dos critérios estabelecidos coletivamente e das oportunidadesefetivamente oferecidas de aprendizagem. A vigor, as avaliações que os alunos vão fazendo são a expressão da síntese do conhecimento que estão atingindo, a parti das condições oferecidas. E se nãochegarem a um nível satisfatório de síntese, não devem ser punidos, mas orientados, retrabalhados e solicitados a que elaborem uma nova, retomando a anterior como ponto de partida, ao mesmo tempo em queo educador revê suas estratégias e ofertas de situação de aprendizagem.

Concluímos que o ser humano tem um potencial enorme, mas esse potencial não estar sempre disponível. Precisa ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!