Resenha A Aguia E A Galiha

917 palavras 4 páginas
Resenha: A águia e a galinha (Leonardo Boff)

O livro a águia e a galinha esta dividido em sete capítulos, onde conta a historia de uma águia que é criada como uma galinha. A obra é compreendida como uma metáfora da vida humana, pois trata das duas dimensões que existem na existência humana.
A primeira seria a da vida cotidiana que nos cerca, das limitações que são impostas do aprisionamento qual estamos acostumados, qual seria o símbolo da galinha, e a outra o desejo do novo, do ilimitado de ir em busca das realizações e sonhos sem medo do novo, que seria a visão da águia. Dessa visão o autor passa a questionar como o ser humano deve equilibrar essas duas dimensões tão diferentes que existem. E como fazer para que não passemos a ser afogados pelos princípios da homogeneização que tenta nos impedir de lutar pelo novo.
Para que exista uma resposta a esta questão o autor escreve em seu livro, os desafios impostos ao ser humano, e nisso aprofunda seus conceitos a muitos tipos de crenças e culturas, fala de filosofia, psicologia, espiritualidade etc...
Isso provoca no leitor um desejo de continuar lendo, pois se torna algo que trás entusiasmo ao mesmo tempo em que é instigante na busca do nosso eu. Através das superações e contradições e dos obstáculos que vivemos diariamente na vida pessoal, e em relação com a sociedade.
A águia e a galinha, da o leitor incentivo ,demonstra a capacidade que o ser humano possui de dar a volta por cima e superar os obstáculo, mas difíceis diante de situações que nos ameaçam a seguir em frente.
O autor relata que não podemos, no entanto ser somente uma das aves. Como galinhas somos pessoas concretas e que seguem situações históricas, mas não podemos deixar que somente ela nos domine, não se deve esquecer dos sonhos, paixões, desejos infinitos nossa águia interior.
Cada ser humano tem a sua própria natureza é diferente um do outro. Alguns de nós agem mas como galinhas outros mas como a águia.
Cada um deve escutar o seu eu e dessa forma

Relacionados