Resenha sobre sonhos na psicanálise

Páginas: 5 (1033 palavras) Publicado: 15 de março de 2012
OS SONHOS: INTEGRANDO AS VISÕES PSICANALÍTICA E NEUROCIENTÍFICA
Elie Cheniaux
Professor adjunto, Faculdade de Ciências Médicas - (FCM-UERJ); Médico, Instituto de Psiquiatria - (IPUB-UFRJ); Doutor em Psiquiatria - (IPUB-UFRJ); Pós-doutor, Programa de Engenharia de Sistemas e Computação, Área Interdisciplinar de História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia, Instituto Alberto LuizCoimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia - (COPPE-UFRJ); Membro associado e docente, Sociedade Psicanalítica do Rio de Janeiro - (SPRJ).
O presente artigo discute questões a respeito dos estudos psicanalíticos, bem como pesquisas neurociêntíficas sobre os sonhos. Utilizando-se de diversos autores o artigo apresenta os modelos da Psicanálise juntamente com os da Neurociência com oobjetivo de comparar a visão destas teorias, identificando possíveis pontos de contato e promovendo um diálogo para avaliar a viabilidade e a utilidade de uma aproximação ou até mesmo de uma integração entre as duas no estudo da mente humana, pois embora muito distintas entre si, não devem ser vistas como antagônicas ou inconciliáveis, mas sim como complementares e mutuamente enriquecedoras.De inicio o autor apresenta a teoria freudiana sobre os sonhos, no qual afirma que a constituição do sonho é uma realização (disfarçada) de um desejo (reprimido), que possui um conteúdo manifesto, que é a experiência consciente durante o sono, e um conteúdo latente, considerado inconsciente, composto por três elementos: as impressões sensoriais noturna, os restos diurnos e as pulsões do id. Esseselementos do sonho latente tendem a fazer o indivíduo despertar. E, durante o sono, em função da completa cessação da atividade motora voluntária, a repressão está enfraquecida, o que aumenta a possibilidade de as pulsões terem acesso à consciência. Todavia o sonho atua como "o guardião do sono". Em função de uma solução de compromisso entre o id e o ego, que é a instância que exerce a repressão, épermitida uma gratificação parcial das pulsões, diminuindo a força delas e, conseqüentemente, possibilitando que o indivíduo continue a dormir. Essa gratificação se dá através de uma fantasia visual (o conteúdo manifesto do sonho), que é o resultado de um processo regressivo: o fluxo da energia psíquica, ao invés de seguir em direção às vias motoras, retorna às vias sensoriais.
Logo emseguida o autor destaca algumas contestações à teoria freudiana, estas contestações colocam-se em dúvida a afirmativa de Freud de que desejos seriam os instigadores de todos os sonhos. Estes autores defendem a hipótese de que os sonhos refletiriam não só os desejos e as defesas contra estes, mas a atividade mental como um todo, e teriam inúmeras outras funções além de descarga (da energia psíquica),como a solução de problemas intelectuais ou emocionais, de criatividade, auto conhecimento, integração da mente, adaptação, aprendizagem, neutralização do estresse, entre outras. Além disso, eles argumentam ainda, que, embora possam estar presentes no sonho temas relacionados a desejos, isso não significa que estes representem um fator causal no processo de formação do sonho.
Depois deapresentar a teoria Psicanalítica sobre os sonhos e algumas contestações a respeito dela, o artigo aborda também os aspectos neurofisiológicos do sono e a teoria da neurociência acerca dos sonhos e sua relação com a teoria freudiana. O primeiro ponto importante sobre os aspectos fisiológicos do sono é que existem tipos de sono: NREM (No Rapid Eye Movements) e REM (Rapid Eye Movements). A distinçãoencontra-se na observação de que durante o sono REM os olhos saltam de um lado para o outro, como se observassem uma cena. Neste, observa-se também uma variação no Sistema Nervoso Autônomo, com a respiração e o ritmo cardíaco tornando-se mais rápidos e irregulares, a pressão arterial mais elevada e um aumento da secreção dos hormônios supra-renais. Os estudos que decifraram este movimento dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Discorra sobre o papel do sonho para a psicanálise
  • Resenha 5 conferências sobre psicanálise
  • Resenha sobre A Caverna dos Sonhos Esquecidos
  • resenha cinco liçoes sobre psicanalise
  • RESENHA SOBRE O FILME UM SONHO DE LIBERDADE
  • Resenha sobre a contribuição da psicanálise á educação
  • RESENHA CRITICA SOBRE A PSICANALISE 2
  • os sonhos para a psicanalise

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!