psicologia2015

1344 palavras 6 páginas
FACULDADE RUY BARBOSA

RESENHA DO TEXTO – DESEJO LOGO EX-SISTO E AS CINCO LIÇÕES DE PSICANÁLISE

RESENHAS DO TEXTO – DESEJO LOGO EX-SISTO E AS CINCO LIÇÕES DE PSICANÁLISE

Resenha do texto para obtenção de nota parcial na disciplina Teorias e Sistemas: Psicanálise, da Faculdade Ruy Barbosa, com orientação da Prof.ª Maria Luiza Sarno.

SALVADOR – BAHIA
2012
Desejo logo ex-sisto No preâmbulo desejo logo ex-sisto a definição de sujeito se dar a partir da seguinte pergunta “o que sou eu”? Tratando de procurar a verdade nas ciências sujeito passa a ser definido através do método cartesiano onde dúvida do que lhe trás duvida, Descarte pressupõe: o que é verdadeiro é o que pode ser concebido “clara e distintamente unicamente pela razão” (pag. 11). Como para ele tudo só é verdadeiro a partir da razão ele passa a descartar toda a ideia dos sentidos, afirmando que Deus é um ser enganador assim como o próprio corpo, de acordo com o texto “o que eu vejo,o que eu ouço,apalpo ou sinto não me dizem o que eu sou tampouco me define”. (pág. 11), assim ele conclui que sujeito é um ser pensante, pois se deixar de pensar logo deixara de existir. Com a definição de Descartes, a psicanálise que foi desenvolvida por Freud pode dar inicio a definição de sujeito considerando também o sujeito como um ser pensante, no entanto do pensamento inconsciente que desaparece que se esvaece, ou seja, o “sujeito” é inconsciente na falta de alguma coisa, naquele vazio é que se encontra o sujeito.
Essa semelhança do conceito de “sujeito” entre Freud e Descartes passa a divergir, pois a psicanálise crer em um sujeito sem substância que se encontra na dúvida com o pensamento barrado ou apagado sem um significante um oco onde na falta de algo é que manifesta o desejo de ser, de ter, já Descartes pressupõe que o sujeito tem uma substância um eu psicológico substantificado, é um ser pensante, de acordo com o texto “o sujeito esta no pensamento, La

Relacionados

  • ED Psicologia2015
    1365 palavras | 6 páginas