ARTIGO CIENT FICO 2

Páginas: 17 (4148 palavras) Publicado: 6 de abril de 2015
FACULDADE SANTA CATARINA – FASC
CURSO DE PEDAGOGIA







Simone Carvalho







TIPOLOGIA E GÊNEROS TEXTUAIS










Trabalho apresentado como requisito parcial para
obtenção da nota da 1° avaliação da disciplina
Comunicação e Expressão, Curso Pedagogia, naFaculdade Santa Catarina

Professora Daniele Bastos










Recife, 2015
ARTIGO CIENTÍFICO
DEFINIÇÃO
Artigo Científico é um texto científico, por vezes acadêmico, que tem a função de relatar resultados variados com originalidade, encontrados a partir de uma pesquisa. Esse relatório é escrito e publicado, o qual visa à representação de um resultadode estudos realizados. Ele pode ser conceituado como um estudo realizado de maneira resumida sobre uma questão baseada em alguma natureza científica, portanto distinguem se de monografias, teses e dissertações.
Apresenta uma caracterísca predominante de relatar e informar, visto que, várias revistas científicas possuem uma ampla seção para publicação de artigos com originalidade. Mas podemosencontrar alguns artigos científicos apresentando uma tipologia expositiva, nesse cas com um gênero textual de Relatório Científico.
FUNÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO
Comunicar os resultados de pesquisas, ideias e debates de maneira clara e confiável. Servir como canal de ligação e comunicação de ideias entre cientistas de sua área de atuação levando resultados, provando teorias (teses, trabalhocientífico, etc.) Levando ao público resultado de pesquisas e estudos realizados no âmbito acadêmico.
FINALIDADE DO ARTIGO CIENTÍFICO
O artigo científico tem por finalidade apresentar publicamente os resultados originais de uma dada pesquisa. Apresentam conteúdos temáticos diferentes (Argumento Teórico, Artigo de Análise e Artigo Classificatório), predominando os tipos de Análise, onde o autor analisacada elemento que constitui o assunto e sua relação com o todo. Engloba: descrição, classificação e definição do assunto.
Podemos dividi-lo em duas categorias:
ARTIGO CIENTIFICO ORIGINAIS
ARTIGO CIENTIFICO DE REVISÃO
ARTIGO CIENTÍFICO ORIGINAIS
Seu papel principal é destacar os resultados de uma pesquisa prática realizada pelo autor ou pelo grupo de trabalho deste. As diferenças residem nametodologia de elaboração, que foge do universo da leitura para a vida prática real. São resultados de pesquisas obtidos, descrevem métodos, técnicas e processos, novas ideias, etc.
ARTIGO CIENTÍFICO DE REVISÃO
São elaborados a partir da análise de referenciais teóricos ou fontes bibliográficas. Reúne-se, analisa-se e discutem-se informações já publicadas. Deve conter conclusões. Amplia-se oentendimento sobre o tema. Familiariza o aluno com o conhecimento científico.
ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO
Os Artigos Científicos apresentam formas diferentes de textualização do conteúdo temático, porém contém uma estrutura básica, consistindo de:
TÍTULO
NOME DO AUTOR
RESUMO
INTRODUÇÃO
METODOLOGIA
CAMPO DO ARTIGO (ARGUMENTAÇÃO)
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA


Breveexemplo de um artigo científico.
Buraco da camada de ozônio se manteve estável nos últimos 10 anos
COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS
A camada de ozônio, o escudo que protege a vida na Terra dos níveis nocivos de radiação ultravioleta, manteve-se estável na última década, conforme estudo elaborado pela Organização Mundial da Meteorologia (OMM) e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA),divulgado nesta quinta-feira.
Meias antibióticas podem estimular emissões de gases-estufa
Buraco de ozônio retém frio na Antártida, mostra relatório
Por esta avaliação científica sobre a camada de ozônio feita neste ano --a primeira atualização em quatro anos sobre o assunto--, a aplicação do Protocolo de Montreal "impediu um esgotamento maior da camada de ozônio", e ao mesmo tempo "apresentou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Anexo 2 Template De Artigo Cient Fico
  • Artigo Cient Fico Navegapara
  • Estrutura Artigo Cient fico
  • ARTIGO CIENT FICO
  • Artigo Cient Fico
  • Artigo cient fico
  • ARTIGO CIENT FICO
  • ARTIGO CIENT FICO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!