Resenha..sobre hospitais

Páginas: 19 (4571 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013
Resenha:

Identificação da Obra:
O autor, O.J.N.V. Bittar publicou esse artigo, cujo titulo é Gestão de Processos e Certificação para qualidade em Saúde, publicado pela Revista Da Associação Médica Brasileira – vl 46 n-1 São Paulo – SP. Jan./Mar. 2000, com apoio do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, São Paulo, onde os termos declarados são: Gestão, Qualidade, serviços de Saúde.Apresentação da Obra:
Pode-se dizer que o autor nos expõe sua visão no meio acadêmico buscando informar o leitor sobre a qualidade dos serviços prestados pelas instituições de saúde, quanto a gestão de processos, e da qualidade certificada.
O autor busca melhorar de forma geral principalmente na prática meios e inovações, já que provavelmente trata-se de um gestor ou consultor na área da saúde.Descrição do conteúdo:
Iniciamos nossa resenha de forma a identificarmos o que é Certificação: Processo pelo qual uma agência governamental reconhece oficialmente uma entidade ou indivíduo como tendo encontrado certas qualificações predeterminadas.
Outra palavra importante é a acreditação: Procedimento de avaliação dos recursos institucionais, que visa garantir a qualidade através dos padrõesvigentes, e a qualidade nada mais é do que o grau de prestação de serviços do produto final ao cliente ou paciente, definindo os mais diversos níveis de satisfação.
Segundo o gráfico de Fleming em sua estrutura organizacional notamos que aplica-se todo um conjunto de atividades com uma ou mais espécies de entrada, e cria uma saída de valor para o cliente.
Essas atividades necessitam deplanejamento, organização, coordenação e direção, onde necessidades e desejos são levantados e logo atendidos através de programas e serviços.
Segundo o organograma de Bittar o mesmo nos mostra o sistema de saúde, nota-se a importância de realçar que todo início dos processos baseia-se em três: farmácia, material e recursos humanos, os meios de entrada e saída são reconhecidos através da manipulação deprodutos que são obtidos pelas instituições de serviços terceirizados e profissionais contratados.
O autor nos leva a variáveis teores de complexidade em todas as áreas, entre as mais comuns estão: administração, auditoria, centro de esterilização de material, farmácia, finanças, informática, jurídico, lavanderia e costura, manutenção, marketing, material, etc...
Segundo o autor a área deambulatório, emergência, internação, clinica-cirúrgica, diagnóstico e tratamento, recursos humanos, recursos materiais, todos estes ligados diretamente ao processo de qualidade e certificação.
Vimos nas particularidades dos processos em saúde, que: suas definições de processos já mostram que os mesmos estão presentes em todas as áreas, sendo que podemos dividi-los naqueles que são aplicados diretamente aospacientes e àqueles que servem de suporte ou atendimento entre as áreas e subáreas.
A repetição de trabalho pode se dar tanto pela utilização de insumos de má qualidade como por recursos humanos mal preparados com custos elevados, tanto financeiro como pela perda ou sequelas deixadas em seres humanos.
O autor nos revela ainda que em situações de emergência ou urgência em provisão de programas eserviços de saúde exigem que o tempo de resposta do processo que é executado seja curto e eficiente, reforçando a necessidade das ações estarem descritas, treinadas, confiáveis, e com clara determinação de responsabilidades.
Sobre os modelos para gestão de processos, poderíamos, para simplificar, dividir os processos em técnicos e administrativos, onde os primeiros seriam todos aqueles queatingissem diretamente o paciente e os administrativos, aqueles que servissem de apoio às diversas subáreas para manutenção de suas rotinas, do seu trabalho cotidiano.
Outros processos se assemelham a produção em linha, como em algumas indústrias, acontecendo, por exemplo: nas lavanderias hospitalares.
Referente a certificação para qualidade pode-se dizer que o autor menciona que o objeto tem a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ESTUDO SOBRE O HOSPITAL "LIGA"
  • Memorial sobre crianças nos hospitais
  • Brincar no Hospital. resenha
  • Sobre a morte e o morrer no hospital
  • Hospital da Colônia de Barbacena- Resenha
  • Redação sobre rede publica de hospitais
  • Resenha sobre o ensaio sobre a dádiva
  • Trabalho de Administração Pública Sobre Hospital Público

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!