Diversidades de visitantes florais da Bromelia balansae Mez em uma área de Cerrado, Córrego Padre Inácio, Sítio Duas Irmãs, Cáceres, Mato Grosso, Brasil.

1453 palavras 6 páginas
Diversidades de visitantes florais da Bromelia balansae Mez em uma área de Cerrado, Córrego Padre Inácio, Sítio Duas Irmãs, Cáceres, Mato Grosso, Brasil.

Marinei de Oliveira¹

RESUMO A família Bromeliaceae Juss. é uma angiosperma ornitófila com mais de 3000 espécies distribuídas em 56 gêneros, ocorre em todo Pantanal no Cerrado do Centro Oeste, Norte e Nordeste , Sudoeste e Sul, o padrão de floração da maioria das espécies é anual. Objetivo desse estudo foi verificar a diversidade de visitantes florais diurnos presente em uma população da espécie Bromelia balansae Mez da família Bromeliaceae, em um fragmento do Pantanal Matogrossense, foi analisado o comportamento e as demais características durante a visitação floral. O estudo foi realizado em uma propriedade particular “Sítio Duas Irmãs” próximo ao Córrego Padre Inácio, localizada na área rural do Município de Cáceres/MT, no dia 07 de novembro de 2011 no horário compreendido das 06h06min as 18h00min em um ambiente remanescente de área alagável. Para B.balansae foram registradas 19 espécies de visitantes florais pertencentes à sete ordens sendo Diptera (Mosquitinho, Pernilongo, Mosca); Lepidoptera (Borboleta, Mariposa); Hymenoptera (Abelhas); Coleoptera (Besouros); Orthoptera (Esperança) Chiroptera (Morcego); Odonata (Libélula) e Apodiformes (beija flor). Com este resultado pode-se inferir que a espécie B.balansae é uma planta entomófila generalista. Dentre as espécies de visitantes, as que apresentaram maior número de visitas foram as Himenoptera, Lepidoptera e Orthoptera. O comportamento apresentado pelos visitantes da família Apidae, sugerem que essas abelhas podem atuar como polinizadores de B.balansae na população estudada.

Palavras-chave: bromélia, fragmento, pantanal, visitante floral.

INTRODUÇÃO

As bromélias com o passar dos tempos, vem adquirindo grande popularidade em decorrência de sua arquitetura, sendo muito utilizado em projetos paisagísticos da construção civil. Com

Relacionados