Resenha Os Juristas na Formação do Estado-nação Brasileiro

Páginas: 12 (2899 palavras) Publicado: 26 de julho de 2015
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Faculdade de Direito “Prof. Jacy de Assis”
Damiane Muniz Coutinho, 1º Período Direito - Noturno. Matrícula: 11511DIR239


RESENHA
Os juristas na formação do Estado-Nação brasileiro






Resenha elaborada a partir da leitura do livro: Os juristas na formação do Estado-Nação brasileiro - Ferreira, Gabriela Nunes; Mota, Carlos Guilherme, para disciplina Históriado Pensamento Jurídico do curso de Direito da Universidade Federal de Uberlândia, ministrada pelo Professor Diego Nunes, com data de entrega marcada para o dia 05 de junho de 2015.







Sobre os Autores:
Carlos Guilherme Mota
Historiador Brasileiro, formado pela Universidade de São Paulo, mestre e doutor em História Moderna e Contemporânea, pós-doutorado na Universidade de Stanford.Ex-professor titular do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas na UNICAMPI. Publicou mais de 30 livros como autor, coautor ou organizador, entre eles, os três volumes da série de livros Os juristas na formação do Estado-Nação brasileiro, o qual seu segundo volume é objeto desta resenha. Fundou e dirigiu o Instituto de Estudos Avançados da USP. Foi também um dos fundadores do Memorial da América Latina.Diego Rafael Ambrosini
Graduado em Direito na Universidade Federal da Bahia, mestre e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Professor Adjunto da USP.
Gabriela Nunes Ferreira
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1991), mestrado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Ciência Política pela Universidade de SãoPaulo (2003). É professora adjunta 3 do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Paulo - campus Guarulhos e pesquisadora do Cedec - Centro de Estudo de Cultura Contemporânea. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Teoria Política e Pensamento Político Brasileiro.
Ligia Fonseca Ferreira
Bacharelado (Francês / Português / Linguística) em Letras pelaUniversidade de São Paulo. Mestrado em Análise do Discurso, orientação de P. Charaudeau, Université de Paris 13. Doutorado em Estudos Portugueses e Brasileiros pela Université de Paris 3 Sorbonne, com tese sobre vida e obra do escritor, advogado, jornalista e abolicionista Luiz Gama. Pós-doutoranda no Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB-USP) com pesquisa em epistolografiabrasileira e francesa, sob a supervisão de Marcos Antonio de Moraes. Foi docente do Departamento de Lingüística Aplicada da Universidade Estadual de Campinas. Possui especialização em didática de línguas e culturas estrangeiras e em comunicação intercultural. De 1994 a 1996, lecionou no Departamento de Línguas Estrangeiras Aplicadas (LEA), da Université de Haute Bretagne - Rennes 2. De 2003 a 2007,foi docente do Departamento de Letras Modernas (área de francês) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, onde dirigiu o Centro de Línguas da FFLCH-USP, de 2005 a 2007. Membro, desde 2009, do grupo de pesquisa "Diálogos Interculturais" do IEA - Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo. Atualmente, é docente do Depto de Letras (área de língua e literaturafrancesa) da UNIFESP. Tem experiência na área de Letras, com ênfase nos seguintes temas : Luiz Gama, literatura afro-brasileira (século XIX início século XX); abolicionismo e literatura ; relações culturais Brasil-França; migrações linguístico-literárias (escritores não-francófonos de expressão francesa); estudos interculturais; autobiografia e autoficção; tradução; epistolografia (edição de fontesprimárias - correspondências - em português e em francês), relações entre língua, cultura e literatura estrangeira. É credenciada no Programa de Mestrado em Letras da UNIFESP. É autora de Primeiras Trovas Burlescas de Luiz Gama e outros poemas (Martins Fontes, 2000) e Com a palavra Luiz Gama. Poemas, artigos, cartas, máximas (Imprensa Oficial, 2011).
Maria Fernanda Lombardi Fernandes
Possui...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • “Formação do Estado Nação França”
  • Resumo de formação de estado-nação
  • Formação do Estado Imperial Brasileiro
  • formação do estado brasileiro
  • a formação do estado brasileiro
  • formaçao dos estados Brasileiros
  • A formação dos estados brasileiros
  • Formação do estado brasileiro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!