resenha freud

Páginas: 2 (451 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
Sociologia do Conflito
Aluno: Wanderson Alves 100127452

Freud mal estar na civilização

O principal problema que Freud coloca nesta obra é como a humanidade não consegue alcançar afelicidade, e como responder essa questão. A referida obra se caracteriza por uma larga utilização dos conceitos de ego, libido, narcisismo, neurose, psicoses, sadismo e outros que se determinam e seentrelaçam. Portanto, seu caminho é o da psicologia, da psicanálise. A civilização tem como objetivo principal regular os impulsos sociais, sendo construída sobre uma renúncia aos instintos poderosos. Elapressupõe exatamente a não satisfação, pela opressão, destes instintos.

Para Freud a sociedade consegue dominar o instinto de violência dos ser humano enfraquecendo-o, desarmando-o e estabelecendo no seuinterior um agente para cuidar dele. Trata-se do sentimento de culpa que Freud atribui duas origens: uma que surge do medo de uma autoridade, e outra, posterior, que surge do medo do superego. Éidentificado três pontos causadores desse mal estar 1) o poder superior da natureza, 2) a fragilidade de nossos próprios corpos e 3) a inadequação das regras que procuram ajustar os relacionamentos mútuosdos seres humanos na família, no Estado e na sociedade. Para as duas primeiras fontes, a explicação é de que: “nunca dominaremos completamente a natureza e o nosso organismo corporal, ele mesmo partedesta natureza, permanecerá como uma estrutura passageira, com limitada capacidade de adaptação e realização”.
Como o autor nos diz na obra “criada pela necessidade externa, e o poder do amor, quefez o homem relutar em privar-se de seu objeto sexual – a mulher – e a mulher, em privar-se daquela parte de si própria que dela fora separada – seu filho. Eros e Ananke [amor e necessidade] setornaram os pais também da civilização humana”. Tudo indicava que a humanidade caminhava num sentido – o da felicidade, entretanto é difícil compreender, ressalta Freud, como esta civilização pôde agir...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha
  • Resenha do Filme Sigmund Freud
  • Freud criador da psicanalise resenha
  • Resenha: Sentido dos Sintomas
  • Freud além da alma
  • Resenha: Sobre a Psicoterapia
  • resenha nietzsche e freud
  • Resenha Freud além da Alma

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!