Resenha Françosi

879 palavras 4 páginas
CELER FACULDADES
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS – FACISA
CURSO DE DIREITO

ROGER FIGUERÓ

DO CONTRATO SOCIAL

Xaxim-SC
Julho, 2015
ROGER FIGUERÓ

DO CONTRATO SOCIAL

Resenha apresentada para a disciplina de Ciências Políticas e Teoria Geral do Estado, no curso de Direito, da Faculdade de Ciências Sociais Aplicada – FACISA.

Professor Ronaldo Françosi

Xaxim-SC
Julho, 2015
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do Contrato Social. São Paulo; editora Martin Fontes, 1996.
Jean Jacques Rousseau nasceu em Genebra no dia 28 de junho de 1712, Jacques era órfão de sua mãe, ela morreu alguns dias depois de seu nascimento, seu pai relojoeiro de profissão se chamava Isaac Rousseau. Suas obras abordavam vários temas e dois desses era a filosofia e a política, e de sua autoria saíram muitas obras e uma dela é a “Do Contrato Social” (1762) e será esta a qual iremos aprofundarmos na ideia de Rousseau.
A obra nos seus primórdios aborda a ideia moral alicerçada na liberdade, a teoria da bondade natural do ser humano, a excelência do sentimento que fundamentam a sua ideia e a intima relação entre a sociedade e a natureza. Sua intenção foi mostrar onde estava a ordem social. Rousseau acreditava que a liberdade original se perdia no instante que se estabelecia uma ordem social, então Jacques explicou a legitima mudança de que ocorre de um estado de natureza a uma sociedade civil. Ele considerava a família naquele tempo o melhor exemplo de naturalidade da sociedade, pois havia as necessidades de os filhos permaneceram ligados aos seus pais e a conservação a ser suprida, e seguindo esse pensamento Rousseau faz uma semelhança entre coisas diferentes dizendo que “É a família, portanto, o primeiro modelo das sociedades políticas; o chefe é a imagem do pai, o povo a imagem dos filhos, e havendo nascido todos livres e iguais, não alienam a liberdade a não ser em troca da sua utilidade. Toda a diferença consiste em que, na família, o amor do pai

Relacionados