resenha filme mar adentro

Páginas: 6 (1428 palavras) Publicado: 6 de novembro de 2014
Resenha filme mar adentro


Mar adentro é um drama espanhol produzido em 2004, dirigido por Alejandro Amenábar que baseia-se em um história real. Seu elenco é composto por: Javier Bardem (Ramón Sampedro) ; Belén Rueda(Julia) ; Lola Dueñas(Rosa) ; Mabel Rivera (Manuela Sampedro) ; Celso Bugallo (José Sampedro) ; Clara Segura (Gené) ; Joan Dalmau (Joaquín) ; Alberto Jiménez (Germán) ; TamarNovas (Javier Sampedro) ; Francesc Garrido (Marc) ; José María Pou(Padre Francisco) ; Alberto Amarilla(Hermano Andrés) ; Andrea Occhipinti(Santiago) ; Nicolás Fernández Luna(Cristian) ; Raúl Lavisier(Samuel titans).
O filme recebeu diversos prêmios e indicações: Oscar 2005 (EUA), Globo de Ouro 2005 (EUA); ; Prêmio David di Donatello 2005 (Itália);Independent Spirit Awards 2005 (EUA), vencendo emtodos na categoria de Melhor Filme Estrangeiro; Prêmio Goya 2005 (Espanha),Venceu na categoria de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator Prinicpal (Javier Bardem), Melhor Fotografia, Melhor Atriz Principal (Lola Dueñas),entre outras; Festival de Veneza 2004 (Itália), recebeu o Grande Prêmio Especial do Júri.
O filme conta a história de Ramón Sampedro, um ex-marinheiro e mecânico de barcosque aos 20 anos já dava a volta ao mundo e aos 26, num mergulho em águas rasas quebrou a coluna e ficou tetraplégico. Passou a viver sua vida em uma cama e a ficar dependente da ajuda das pessoas até para suas necessidades mais básicas. Ramón então perde a vontade de viver e passa a lutar pela legalização da eutanásia, o que, segundo ele, lhe permitiria ter uma morte digna.
Apesar de viver comsua família e estar sempre rodeado de amigos que o amam, a vida para ele não vale a pena, pois ter isto sem ter a liberdade não basta, já que era ela o que dava sentido à sua vida. Entretanto, por ter limitações físicas, Ramón fica impedido de tirar sua própria vida, necessitando da ajuda de alguém para fazê-lo. O problema é que, quando alguém se suicida, ninguém cogita em processá-lo, enquanto que,no caso da eutanásia, aqueles que acolheram o pedido de alguém que conscientemente escolheu morrer, são tidos como assassinos.
Nessas quase três décadas enclausurado, ele teve tempo suficiente para refletir e decidir-se pela morte, e o filme nos torna partidários dessa idéia, uma vez que apresenta poucos e fracos argumentos contrários à eutanásia, sendo fáceis de serem contestados. Porém, agrande contradição é que Ramón seja um homem tão vital, tão lúcido e tão inteligente que recorre sempre ao humor (negro, geralmente) e que torna a vida de todos que estão ao redor melhor.
Vinte e seis anos depois, ele consegue uma advogada disposta a ajudá-lo na luta em legalizar a eutanásia, o que lhe permitiria conseguir o que tanto queria(dar fim a sua vida) sem prejudicar quem se dispusesse arealizar seu desejo.
Ramón enfrenta sua família, a Igreja e toda a sociedade para ir atrás do que acha certo. Segundo ele, a única parte da nossa vida sobre a qual não temos controle algum é o nascimento, todo o resto, inclusive a morte, é passível de nossas escolhas. A história nos leva a uma importante reflexão sobre a questão da eutanásia, sobre o direito de viver e morrer, e sobre até queponto o Estado e a Igreja podem interferir neste processo.
A eutanásia é a prática pela qual se abrevia a vida de um enfermo incurável de maneira controlada e assistida por um especialista, sem que este sinta dor ou sofrimento. A palavra "EUTANÁSIA" é composta de duas palavras gregas ― "eu" e "thanatos" ― e significa, literalmente, "uma boa morte".A ação deve ser praticada por um especialista econtar com o consentimento do doente, ou da sua família. É uma questão da bioética e do biodireito bastante controvertida, possuindo diversos argumentos favoráveis e contrários.
Do ponto de vista a favor, a eutanásia é considerada uma forma de aliviar a dor e o sofrimento de uma pessoa que se encontra num estado muito crítico e sem perspectiva de melhora, dando ao paciente o poder de escolha...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha do Filme “Mar Adentro”
  • Resenha do filme Mar Adentro
  • Resenha do filme mar adentro
  • Resenha crítica do filme mar adentro
  • Resenha Do Filme Mar Adentro Sociologia
  • Análise do Filme "Mar Adentro"
  • resumo do filme mar adentro
  • analise do filme mar adentro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!