Resenha EU SA

Páginas: 5 (1229 palavras) Publicado: 4 de maio de 2015
EU S/A
Marcela Quintella
Eu S/A, escrito por Max Barry trata sobre corporações. O “Eu” do livro trata-se mais da empresa do que do próprio “eu” dos personagens. Tudo começa com Hack Nike, apenas mais um da área de Merchandising da empresa Nike. Ele usa nomes de empresas reais. E como disse o autor “este é um romance, as coisas que acontecem nele não são verdadeiras”. Eu esperorealmente que não sejam. Um ponto interessante a se apontar é que os personagens não tem sobrenomes, carregam o nome da companhia em que trabalham.
Enfim, Hack vai até a seção de marketing da Nike pois o bebedouro do Merchan estava sem água. Nesse momento, John Nike, o agente de marketing, e John Nike, o vice-presidente de marketing, fazem um convite a Hack para colocar no mercado um novo tênis daNike, mas para isso, ele teria que matar dez consumidores no dia do lançamento para valorizar a marca mais do que ela já é. Com a atenção voltada para o acontecimento e para a marca, haveria um despertar da curiosidade e, assim, de um desejo por parte do consumidor em possuir o tênis. E é então que ele começa a ser investigado pela detetive Jeniffer Governo. Hack, sem ler o contrato, aceita oemprego.
Entretanto, como diz o policial Pearson, alguém como Hack, “inexperiente, sem apoio” seria preso em horas, caso assassinasse as pessoas, como dizia o contrato. Ele opta, então, pela terceirização dos serviços policiais, ou seja, ele contrataria a polícia para realizar os assassinatos, o que o deixaria livre de pena e com o nome completamente limpo.
Porém, os planos de Hack não vão como oplanejado, e entra em cena a agente governamental incorruptível Jennifer Governo. Ela tem uma obsessão por esse caso e inicia uma investigação contra Hank. Jennifer tem uma tatuagem misteriosa embaixo do olho, um código de barras, capa do livro. O que ela mais quer acertar o que tem com seu ex-marido, o executivo John Nike.
História de produção
Escrito entre 2000 e 2001, há, no livro, praticamente umaguerra entre as empresas e o governo. Hoje é diferente, as grandes empresas mantêm relacionamentos que não podemos diferenciar onde um termina e o outro começa. É mais um ‘presente alternativo’. “Queria escrever uma história que fosse ambientada num mundo diferente do nosso - plausível, mas diferente- e não queria perder tempo com os avanços tecnológicos de um livro ambientado no futuro. Entãopeguei a situação atual e mudei algumas coisas estruturais. Mas os editores preferem o ‘futuro próximo’ porque é um jeito mais fácil de explicar do que ‘ambientado no presente, mas com algumas diferenças sociais importantes” disse Barry.
Sobre as relações corruptivas, Barry disse que “Há uma grande diferença entre os malefícios causados por corporações e os por políticos. Quando temos corrupção emsetores do governo eleitos pelo povo, é porque alguém deliberadamente decidiu agir de forma antiética - abusando do poder que lhe foi concedido. Mas com as empresas, nós basicamente estamos dizendo a elas: ‘Façam o que for necessário para ganhar o máximo de dinheiro que conseguirem’. A ganância corporativa nunca deveria nos surpreender, porque é inerente a esse sistema. O problema com as corporaçõesé que elas são formatadas como instituições puramente capitalistas, mas depois elas passam a se alimentar do lobby político. É uma situação muito ruim quando você tem grandes empresas, cujo objetivo único é aumentar seus lucros, dizendo aos políticos os tipos de lei que as beneficiarão”.
“Eu S/A’ é mais o que os marqueteiros fariam se eles não tivessem de se preocupar com leis”. Ou seriam?Considerando que hoje em dia, mesmo com leis e várias formas de fiscalização, ainda ocorre um manipulação do público através do marketing, uma inserção cujo consumidor nem percebe e já está consumindo, ou até mesmo propagandas falsas, que vendem um produto que não fazem;
“Acho que o mundo se tornará mais capitalista e que algumas das situações que parecem irreais no livro -como ter de pagar por uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • resenha Sa de Coletiva
  • resenha monstros sa
  • SA DE P BLICA PAULA RESENHA
  • Resenha Do Livro Segredo De Lu Sa
  • Resenha Jur dica Farm cia Estabelecimento de Sa de
  • Resenha de finanças corporaivas: texto
  • sa\sA\
  • a<SAs

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!