resenha estrutura e modelos organizacionais

Páginas: 7 (1726 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2013
Resenha texto 2

A ilusão do controle: nosso passado informacional



No princípio da década de 50, os gestores necessitaram aglomerar um volume grande de informação com o advento dos computadores que armazenavam uma grande quantidade de dados. Obviamente não é possível que os gestores absorvam essa grande quantidade de informações, percebendo-se que era impossível saber tudo, houve anecessidade de gerenciar esse grande volume informações.
Um século atrás, aproximadamente, existem registros sobre estudos do controle nos negócios, o gerenciamento moderno de informações. Também após o nascimento do conceito de corporação, uma organização com múltiplas divisões e funções, provocou a necessidade de coordenação e de controle da mesma.
No início a administração informacional,existia na forma de correspondência comercial e de sistemas de arquivamento de documentos. Os avanços na tecnologia de transporte e de produção contribuíram para o aparecimento de meios mais rápidos e eficientes de lidar com a informação empresarial.
Desde o começo, a administração informacional envolveu quatro diferentes abordagens, que correspondem, a quatro modalidades de informação em umaorganização moderna:

1. Informação não-estruturada:
A tentativa de utilizar a informação não-estruturada produzida por uma organização — ou por uma sociedade inteira — é a mais antiga das abordagens. Bibliotecários, pesquisadores de mercado, executivos e analistas estratégicos vêm reunindo informações — como as reações do consumidor a de novos produtos ou os 'segredos' da concorrência — desde oséculo XXI a.C.
Esse módulo não variou muito ao longo dos séculos, modelo que é desestruturado e requer muita mão-de-obra altamente especializada e oferece pouco economia de escala.

2. Capital intelectual ou conhecimento:
Embora muitos administradores digam que o conhecimento de seus funcionários é o bem mais valioso da empresa, poucas começaram a gerenciar ativamente essa corrente emlarga escala.
Apenas recentemente os computadores se transformaram em ferramentas eficazes na administração do conhecimento, ou capital intelectual e as empresas começaram a estimular seus funcionários a contribuir para as bases de conhecimento.
Porém o conhecimento muitas vezes é um processo longo e confuso, e as maneiras de utilizá-lo são múltiplas e imprevisíveis. Quase todas as primeirastentativas de 'construir' o conhecimento falharam. Uma abordagem ecológica é fundamental simplesmente porque os seres humanos são essenciais para conceber, interpretar e obscurecer esse complexo tipo de informação.

3.Informação estruturada em papel:
Registros e documentos em papel dominaram a informação até muito recentemente, meio este escolhido nesses primeiros milênios da história daadministração de registros. Os governos foram os pioneiros a efetuar esse gerenciamento, em bibliotecas ou arquivos nacionais. O arquivamento de documentos, no qual funcionários numeram e catalogam entradas e saídas de papéis, é o principal foco dessas organizações.
A administração de arquivos dominou essa corrente de informação até o início da década de 70, quando os profissionais passaram aincorporar uma noção mais ampla de administração de recursos informacionais (ARI).
Nos negócios e para alguns níveis do governo, a ARI abrangia não apenas registros e formas como também informações e bancos de dados computadorizados. Como a ecologia da informação, essa corrente defende o gerenciamento integrado de múltiplos tipos de informação.
Além da redução da papelada governamental, noentanto, a ARI não teve um impacto grande e de longo prazo na maneira como a informação é administrada, tanto no setor público como no privado.
Os objetivos ambiciosos do movimento foram de encontro à realpolitik das agências e dos departamentos governamentais, muitos dos quais jamais desejaram que a informação fluísse livremente para gerentes rivais, e até mesmo para os próprios funcionários. A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Modelos de estruturas organizacionais
  • Modelo estrutura organizacional: funcional
  • Modelos e estruturas organizacionais
  • Modelos De Estrutura Organizacional
  • Estrutura de modelos organizacionais
  • A UNIVERSIDADE COMO MODELO DE ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
  • Consultoria processo de organização estrutura organizacional modelos de organização
  • Um estudo da estrutura organizacional e as mudanças organizacionais: proposta de um novo modelo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!