Resenha do filme doze homens e uma setença

Páginas: 4 (901 palavras) Publicado: 13 de outubro de 2013
DOZE HOMENS E UMA SENTENÇA. Título original: “Twelve Angry Men”. Direção: Sidney Lumet. Produção/Distribuição: Fox/MGM. Elenco: Henry Fonda, Lee J. Cobb, Ed Begley, E.G. Marshall, JackWarden, MartinBalsam, John Fiedler, Jack Klugman, Edward Binns, Joseph Sweeney, George Voskovec, Robert Webber. EUA. 1957. Drama. DVD. 96 min.
Nesse filme, que se passa inteiramente no interior da sala do júride um Tribunal americano, na cidade de Nova York, podemos observar como as Funções Mentais e os Mecanismos de Defesa dos envolvidos em um julgamento, são fundamentais para a decisão final. O filmeacompanha um júri composto de doze homens que devem julgar um jovem acusado de ter assassinado seu próprio pai. Para o veredicto final, a votação tem que ser unânime e, se for considerado culpado, alei determina para estes casos que o réu seja condenado à morte.
Os jurados só deveriam condenar ou absolver o réu quando tivessem certeza do veredicto e, em caso de dúvida ou discordância quantoa sua culpa ou inocência, deveria se utilizar do bom senso e fazer com que prevalecesse a inocência, até que existisse unanimidade de veredictos entre todos os doze jurados.
Rapidamente, onze dosjurados votam pela condenação. Um deles – o arquiteto Davis, interpretado por Henry Fonda, o 8º jurado – é o único que quer discutir um pouco mais antes de dar a decisão final. Afinal, estavamdecidindo se uma pessoa, um jovem, viveria ou morreria. Este jurado faz questão de salientar que ele não tinha certeza da inocência do réu; mas que também não estava convicto quanto a sua culpa, peloassassinato do seu próprio pai. Sugere então uma discussão acerca da “dúvida razoável” que ainda possui.
Enquanto Davis tenta convencer os demais jurados , o filme vai revelando a característica decada um – o estilo e a história de vida, as atividades, as motivações e a influência no grupo – mostrando o que os levou a tentar considerar o jovem como culpado e a desvelar os seus próprios...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha critica do filme doze homens e uma setença
  • Resenha filme 12 homens e uma setença
  • PARADIGMA EMERGENTE E O FILME DOZE HOMENS E UMA SETENÇA
  • RESENHA
  • Resenha do Filme "Doze homens e uma Sentença"
  • Resenha filme doze homens e um segredo
  • RESENHA DO FILME DOZE HOMENS E UMA SENTENÇA
  • Doze Homens e uma Setença

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!