Resenha critica do filme doze homens e uma setença

Páginas: 4 (810 palavras) Publicado: 26 de novembro de 2013


“12 homens e uma sentença” conta a historia de um garoto de 18 anos que está sendo julgado por ter assassinado, com nove facadas, o pai depois de uma briga. Doze homens, de distintaspersonalidades, compõem o júri responsável por dar a sentença do jovem rapaz acusado. Caso fosse considerado culpado, o réu estaria sujeito até a pena de morte. A condenação do mesmo só podia ocorrer com avotação unanime dos jurados, havendo duvida quanto a culpabilidade os jurados deveriam votar pela absolvição, manifestando assim, o principio de presunção da inocência
O filme mostra a fragilidadeestrutural e a complexidade de um grupo constituído de pessoas comuns, que partindo da analise do mesmo sobre a perspectiva psicojúridica podemos fazer a observação o comportamental de todo o grupo e aanálise individual de cada jurado, com o objetivo de perceber até que ponto os mecanismos de defesa e as funções mentais superiores puderam influenciar na decisão do júri.
O primeiro jurado se dispôs aconduzir a discussão - mostrando em sua personalidade um caráter de liderança - apresentando duas alternativas:  na primeira eles discutiriam primeiramente os fatos para, em seguida, votarem;  nasegunda, eles promoveriam uma votação preliminar para verificarem quem está de que lado.  Esta última foi a escolhida e a votação se faz com um simples levantar das mãos.  O resultado é de onze votos afavor da condenação, contra apenas um voto a favor da absolvição causando um certo mal-estar e conflitos de opiniões dentro do recinto ressaltando que se tratava de um dia muito quente e já se estava noterceiro dia de julgamento e o proposito seria “acabar com aquilo o mais rápido possível”. Essa situação permitiu estabelecer ao grupo o mecanismo de defesa da regressão, levando em consideração aadoção de atitudes e comportamentos característicos de uma idade anterior, atrapalhando assim o andamento da altercação.
O jurado que se opôs aos demais foi o de numero 8, muito embora tenha...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha do filme doze homens e uma setença
  • Resenha crítica do filme “doze homens e uma sentença”
  • Resenha crítica do filme doze homens e uma sentença
  • Resenha Crítica
  • Resenha filme 12 homens e uma setença
  • PARADIGMA EMERGENTE E O FILME DOZE HOMENS E UMA SETENÇA
  • Doze homens e uma sentença
  • Doze Homens e uma Sentença

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!