Resenha de psicilogia aplicada ao direito

1658 palavras 7 páginas
Resenha da Apostila: Introdução À Psicologia.
Morris, Charles G. e Maisto, Albert A. Introdução à Psicologia. Cap.1 Ed: Pearson Education, 6ºEdição2003 p.39.

O que é a psicologia? É o estudo científico do comportamento e dos processos mentais.
A psicologia do desenvolvimento: Estuda o crescimento físico e mental dos seres humanos, do pré-natal á velhice. A infantil se preocupa desde os bebês a crianças: se nasce com personalidade, como apega aos pais, como aprende uma língua etc. A da adolescência estuda: de que modo a puberdade, a mudança no relacionamento com os colegas e pais, pode ser difícil para alguns jovens. A maturidade, como os adultos ajustam aos parceiros, ao papel de pais, a meia idade, a aposentadoria e a perspectiva da morte.
A psicologia fisiológica: Estuda a natureza biológica do comportamento, pensamento e das emoções humanas. Os neuropsicólogos com interesse pelo cérebro. Os psicobiólogos com interesses na bioquímica do corpo.
A psicologia experimental: Estuda os processos sobre: aprendizagem, memória, percepção, cognição, motivação e emoção.
A Psicologia da personalidade: Estuda os traços de ansiedade no indivíduo como: sociabilidade, realização, agressividade etc.
A psicologia clínica e aconselhamento psicológico: A clínica preocupa-se com diagnósticos, causa e tratamento dos distúrbios. O aconselhamento preocupa-se com adaptação de um contexto, como, escolher uma carreira etc.
A psicologia social: Estuda assuntos, como por exemplo: primeira impressão e atração interpessoal, como as atitudes são formadas, mantidas ou alteradas etc.
A psicologia industrial e organizacional: Preocupa-se em selecionar e treinar funcionários, melhorar a produtividade e a condição de trabalho.
O que há de comum entre os psicólogos: Estudar pessoa-situação: até que ponto pensamento, emoção... São resultados de processo interno em qualquer pessoa? Natureza-criação: somos produtos de tendências inatas ou reflexos de nossas experiências?

Relacionados