Resenha de artido hiv

480 palavras 2 páginas
Resenha do artigo:
Análise da vulnerabilidade sexual de estudantes universitários ao HIV/AIDS.
Introdução
O crescimento da infecção pelo HIV no Brasil representa uma epidemia de múltiplas dimensões, pois, embora a epidemia apresenta-se estabilizada, observam-se diferenças no perfil epidemiológico entre as regiões do país, havendo crescimento em notificação da doença nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, enquanto o Sul e o Sudeste apresentam diminuição de casos. As vulnerabilidades dos jovens a epidemia são diversas, como: iniciação sexual precoce, necessidade de aceitação e inserção em grupos sociais, aumento do consumo de álcool e outras drogas e questões de gênero. Destaca-se que o ingresso no ensino superior corroba com o aumento da vulnerabilidade dos jovens, pois muitos deles se consideram suficientemente informados, a ponto de não perceberem seu risco de adquirir HIV. Além disso, há menor preocupação com aquisição de DST´s, do que com a prevenção da gravidez.
Métodos
Pesquisa exploratória, de natureza quantitativa, desenvolvida na cidade de Fortaleza, Ceará, em 2010, em uma instituição pública de ensino superior, foram entrevistados 161 estudantes entre 18 e 25 anos.
Resultados
A maioria dos participantes já iniciou a vida sexual. A idade em que aconteceu a primeira relação sexual variou de 11 a 23 anos.
Os principais motivos para o não uso do preservativo na primeira relação foram: confiança no parceiro, relação sexual não planejada, ser a primeira relação para ambos, não teve tempo de utilizar o preservativo, imaturidade, falta do preservativo no momento da relação, uso de anticoncepcional oral, esquecimento e escolha pessoal. Já, o não uso do preservativo na última relação sexual, foram os seguintes motivos: uso de anticoncepcional oral, confiança no parceiro, uso do preservativo ser desconfortável, falta de preservativo no momento, alergia ao látex, realização de testes sorológicos, não deu tempo.
Quando questionados sobre a frequência

Relacionados