Resenha da obra a ideologia alemã (karl marx e friedrich engels)

Páginas: 4 (994 palavras) Publicado: 26 de março de 2012
Na obra “A Ideologia Alemã” os filósofos Marx e Engels põe em questão as idéias de reforma da humanidade dos neo-hegelianos. Para eles, ao contrário de Hegel, a base das ideias é o mundo real, omundo sensorial e não o da subjetividade. Ainda ao contrário de Hegel, acreditam que o movimento dialético (chamado de materialismo dialético) deve partir do concreto e não do conceito (saindo doconcreto real para o concreto pensado). Os filósofos defendem um projeto de emancipação real da humanidade, o desenvolvimento da sociedade através do conhecimento (devemos conhecer para transformar).Marx e Engels acreditavam que as formas de representação coletivas deviam ser estudadas com base no cotidiano, ou seja, nas relações sociais (sociedade). Dessa maneira eles contradizem Feuerbach (queafirmava a existência do ser humano como um ser passivo) dizendo que existe a sensibilidade ativa do homem. Nesse sentido, utilizam o trabalho como centro para a análise que realizaram.
Mostram osurgimento do Estado como um conflito entre o interesse individual e o coletivo, esse conflito foi consequência da divisão do trabalho. Afirmam que o Estado sempre representa o interesse de umadeterminada classe e que são as condições materiais que vão determinar a estrutura de classes e a forma política.
A grande utopia que podemos perceber na obra é o ideal de socialização dos meios deprodução e da política. Isso seria possível através da tomada e controle do Estado, essa tomada podendo ser por via armada. No entanto, mesmo com o proletariado no poder, o Estado será ilegítimo, visto quevai continuar a defender um interesse e este é colocado como se fosse o interesse geral da sociedade. É nisso que se constitui o conflito entre classes. Os Filósofos acreditavam que a revolução era aúnica possibilidade para se fundar uma nova sociedade, essa revolução seria a autotransformação do homem.
É relevante entender o surgimento do Estado para compreender as relações de classe e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Marx, karl & engels, friedrich. a ideologia alemã.
  • Resenha A Ideologia Alemã (Marx e Engels)
  • A ideolofia alemã de karl marx e friedrich engels
  • Karl Marx e Friedrich Engels
  • Karl Marx e Friedrich Engels
  • Karl Marx e Friedrich Engels
  • Karl Marx e Friedrich Engels
  • Karl Marx e Friedrich Engels

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!