Iddeologia Alemã

3635 palavras 15 páginas
MARX, Karl. e ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Editora Moraes, 1984.
__________________________________________________________

FEUERBACH.
Oposição das Concepções Materialista e Idealista

(Capítulo I)
A ideologia alemã é um livro bastante complexo, escrito por Marx e Engels, que retrata da polêmica dirigida aos hegelianos, analisando e satirizando as suas ideias de reforma moral da humanidade. De início o livro vem mostrar aos leitores as críticas e oposições das concepções materialistas e idealistas feitas por Feuerbach, um filósofo alemão que, até hoje, é reconhecido pela teologia humanista e pela influência que o seu pensamento exercia sobre Marx. Segundo os escritos no livro de Marx e Engels, para Feuerbach, a alienação religiosa segue uma teoria teológica que busca a razão e a essência do homem no mundo, mas o homem é essencialmente antropológico na característica humana, pois adquire sentimentos e sensibilidade. É desta forma que Feuerbach observa a alienação decorrente em cada indivíduo que busca uma relação substancial entre Homem e Deus.
O que proporcionou esse pensamento de Feuerbach foi a influência da teoria de Hegel e, mais tarde, a teoria de Marx. Posteriormente, nessas duas linhas de pensamento, uma teórica e a outra prática, Feuerbach busca a formula do Homem vs. Deus vs. Religião.
Entretanto, intermediar essas teorias não foi fácil para Feuerbach, pois, na época, a Alemanha passava por uma forte mudança cultural, daí é possível entender a forte crítica ao seu pensamento. Dentro desse contexto histórico, observa-se a teoria de Feuerbach voltada para a “teoria”, e a teoria de Marx, onde a lógica é a prática. Porém, como é possível perceber durante a leitura do primeiro capítulo do livro “A ideologia Alemã”, não é a teoria que busca a essência do homem, mas é na prática que os indivíduos se relacionam, afirma Marx mais tarde, com sua crítica a Feuerbach.
É somente por volta de 1845 que Marx começa a formular sua crítica

Relacionados