Resenha critica filme WallMart – O custo alto do preço baixo

349 palavras 2 páginas
WallMart – O custo alto do preço baixo

O filme retrata como o WallMart como uma empresa, acaba influenciando negativamente a vida de milhares de pessoas, direta e indiretamente com pressões inclusive sobre o governo e sindicatos.

O WallMart tem um poder tão grande, que se assemelha inclusive a um monopólio, muitas vezes se instalando em regiões até então dominada por pequenos empresas. Essas empresas sofrem com a entrada do WallMart, e acabam perdendo boa parte de suas vendas, uma concorrência desleal que acaba muitas vezes obrigando as empresas a fecharem as portas.

Com praticamente o monopólio do mercado, o WallMart consegue oferecer ótimos preços para o consumidor, no entanto, muitos outros sofrem para que a companhia alcance esses preços.

Há uma divergência muito grande entre o que os diretores da empresa dizem, e o que realmente acontece lá dentro, que por depoimentos de ex-funcionários, mostrava como eles eram desvalorizados e descartáveis para a organização, onde tudo que importava era a redução de custos, tirando inclusive o plano de saúde de seus funcionários.

Além disso, governos acabam pagando subsídios ao WallMart, o que torna a concorrência com outras empresas do setor ainda mais desleal, subsidio de milhões de dólares que as vezes poderiam ser revertidos na construção de escolas ou hospitais que estão inacabados por falta de recursos.

O WallMart, em troca do seu lucro, e de trazer bons preços ao consumidor, acabou trazendo enormes malefícios para a sociedade como um todo. Eles deveriam mudar um pouco sua estratégia de negócios, e tentar trazer maiores benefícios para a sociedade em que estão inseridos, com politicas menos agressivas, sem exterminar seus concorrentes, apesar de acarretar numa redução de lucro. Poderia também melhorar a condição de seus empregados e oferecer-lhes melhor condições de trabalho, e mesmo assim continuaria a ser uma empresa competitiva no mercado, e com altos lucros, só não lucros tão extraordinários

Relacionados