filo

Páginas: 8 (1858 palavras) Publicado: 25 de abril de 2014
filo

Tendo o homem como tema permanente de suas considerações, o filosofar pressupõe a existência de um dado determinado sobre o qual refletir, por isso apoia-se nas ciências. Mas sua aspiração ultrapassa o dado científico, já que a essência do conhecimento filosófico é a busca do “saber” e não sua posse. Tratando de compreender a realidade dos problemas mais gerais do homem e sua presença nouniverso, a Filosofia interroga o próprio saber e transforma-o em problema. É, sobretudo, especulativa, no sentido de que suas conclusões carecem de prova material da realidade. Mas, embora a concepção filosófica não ofereça soluções definitivas para numerosas questões formuladas pela mente, ela traduz em ideologia. E como tal influi diretamente na vida concreta do ser humano, orientando suaatividade prática e intelectual.


http://www.grupoescolar.com/pesquisa/conhecimento-filosofico.html 00:25 19/03/14
É racional e deve ter como objetivo a busca da verdade. Ele é sistemático e procura a raiz das coisas, usando o rigor lógico. O conhecimento filosófico busca os “porquês” de tudo o que existe. É ativo, pois coloca o humano em busca de respostas para as inúmeras perguntas que elepróprio pode formular, desde assuntos corriqueiros até os mais difíceis tais como: De onde viemos? O que é o tempo? O que é o sentido da vida? Quem é o culpado pelo crime? Quem está com a razão? Na política e na economia existem sempre segundas intenções?, etc.
Exemplos: o aluno quando está estudando ou resolvendo problemas das mais diversas disciplinas escolares, o perito criminal buscando provas deum crime, o juiz ao julgar condenando ou defendendo, os advogados defendendo suas causas, o árbitro julgando os lances de um jogo de futebol, etc. http://fsetemac.blogspot.com.br/2012/03/tipos-de-conhecimentos.html

      2.2 - Conhecimento Filosófico 
      É fruto do raciocínio e da reflexão humana. É o conhecimento especulativo sobre fenômenos, gerando conceitos subjetivos. Busca darsentido aos fenômenos gerais do universo, ultrapassando os limites formais da ciência. 

      Exemplo: 
      "O homem é a ponte entre o animal e o além-homem" (Friedrich Nietzsche) http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met02b.htm
http://fsetemac.blogspot.com.br/2012/03/tipos-de-conhecimentos.html
estético: Está voltado para nossos sentimentos e para as questões estéticas. Todos os seres humanos opossuem em maior ou menor grau. O simples fato de nos preocuparmos com nossa aparência já é um exemplo. Os gregos preocuparam-se com as questões de estética e harmonia visual, chegando a elaborar a famosa regra de ouro para tentar calcular o que estaria dentro ou fora dos padrões estéticos. O conhecimento artístico valoriza as experiências estéticas, proporcionando refinamento do espírito aooferecer uma relação com senso do gosto, do belo e do feio. Experimentar a beleza e extrair dela a matéria fundamental para o refinamento de si mesmo é a finalidade maior de tudo aquilo que se produz em termos de artes e sem as quais o ser humano se vê empobrecido culturalmente. Em algumas áreas, como a música, é um dos mais lucrativos para a indústria cultural. Também pode ser usado para denunciarinjustiças sociais (ex: a música, a pintura, a charge de protesto)
exemplos: O design de uma embalagem, de um carro, de um edifício, a moda, a música, etc.
Técnico http://pt.wikisource.org/wiki/Pesquisando/I/O_conhecimento_emp%C3%ADrico,_t%C3%A9cnico_e_m%C3%ADtico 00:57
O étimo grego tecné corresponde ao nosso saber fazer, o know how, conforme a cultura inglesa. Este tipo de conhecimento já não éproporcionado apenas pelo instinto, pelas sensações, pela observação ingênua, pois requer a intervenção da razão que estabelece regras de procedimento para a fabricação de objetos ou o exercício de diversas atividades. É o conhecimento do “como” fazer algo e dos meios a serem usados para a realização de tarefas. Assim, o homem, ao longo de sua evolução existencial, aprendeu a técnica da pesca,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Filo
  • filos
  • Filos
  • Filo
  • filo
  • filos
  • filo
  • filo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!