Resenha comparativa Liker, J. K. e Cleto, M. G.

Páginas: 15 (3546 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
DISCIPLINA TP-714 PROJETO E GESTÃO DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO
Prof.: Marcelo G. Cleto








Engenheiro: VINÍCIUS DELLÊ









RESENHAS


VINÍCIUS DELLÊ




RESENHAS DAS OBRAS

CLETO, M. G.; SENHORINI, N.; VIEZZER, R.. Mudança organizacional e trabalho em grupo na indústriaautomotiva: o caso da volvo Caminhões do Brasil. In: X Congresso e Exposição Internacionais da Tecnologia da Mobilidade, de 19 a 22 de novembro de 2001, São Paulo, Brasil. SAE Technical Paper Series. Paper nº 2001-01-3915. 6 p.

LIKER, J. K. In: O MODELO TOYOTA. - 14 princípios de gestão do maior fabricante do mundo. São Paulo. ed Bookman, 2005, p. 121-166.



Resenha crítica, comparando as trêsobras, com objetivo de obtenção de nota parcial na disciplina Projeto e gestão de sistemas de produção, do Curso de Mestrado em Engenharia de Produção, da UFPR - Universidade Federal do Paraná.

Professor: Marcelo G. Cleto.

1 INTRODUÇÃO
Este trabalho se trata de uma resenha crítica das obras abaixo, comparando-as entre si:
Obra 1:
CLETO, M. G.; SENHORINI, N.; VIEZZER, R.. Mudançaorganizacional e trabalho em grupo na indústria automotiva: o caso da volvo Caminhões do Brasil. In: X Congresso e Exposição Internacionais da Tecnologia da Mobilidade, de 19 a 22 de novembro de 2001, São Paulo, Brasil. SAE Technical Paper Series. Paper nº 2001-01-3915. 6 p.
Obra 2 (Capítulo 5):
LIKER, J.K. In: O MODELO TOYOTA. - 14 princípios de gestão do maior fabricante do mundo. São Paulo. edBookman, 2005, p. 121-166.

2 resumos
2.1 Obra 1
CLETO, M. G.; SENHORINI, N.; VIEZZER, R.. Mudança organizacional e trabalho em grupo na indústria automotiva: o caso da volvo Caminhões do Brasil. In: X Congresso e Exposição Internacionais da Tecnologia da Mobilidade, de 19 a 22 de novembro de 2001, São Paulo, Brasil. SAE Technical Paper Series. Paper nº 2001-01-3915. 6 p.

O Abstract doartigo transcrevo abaixo:
"Este trabalho apresenta a experiência de implantação do conceito de trabalho em grupo no nível operacional na Volvo Caminhões do Brasil, denominado de Equipe Auto-Gerenciada (EAG). A implementação do conceito na empresa realizou-se de forma gradativa no período de Janeiro dc 1998 a Setembro de 2000 e mostrou-se uma alternativa bastante poderosa para o alcance devalores mais favoráveis para os indicadores de performance utilizados pela empresa, para a motivação e comprometimento do pessoal e melhoria do clima organizacional."
RESUMO.
Os autores iniciam apresentando os estudos e as definições de grupo enfatizando a interdependência e objetivo comuns.
Para o objetivo do artigo ressaltam que o termo que mais se adéqua é o de grupo semi-autônomo.
O conceito degrupo pioneiramente estudado por Ellon Mayo através das experiências da escola das “Relações Humanas” nos EUA e por pesquisadores do Instituto Tavistok, de Londres, Inglaterra, de onde se origina a escola “Sociotécnica” de organização do trabalho.
Algumas das características principais do trabalho em grupo são:
- a autonomia do grupo em prescrever o seu trabalho.
- a polivalência oumultifuncionalidade dos operários;
- a realização da manutenção produtiva e a utilização do conceito de fornecedor e cliente;
- a maior liberdade (ou autonomia);
- a presença de um líder ou representante da equipe perante o superior hierárquico;
Cada montadora estabelece seu design organizacional e formato do trabalho em grupo, por exemplo, as EAG's — Equipes Auto-Gerenciadas na Volvo, as UET's —Unidades Elementares de Trabalho na Renault e as UTE's — Unidades de Trabalho Elementar na FIAT, dentre outras. Iremos aqui apresentar o caso da Volvo do Brasil, particularmente sua unidade instalada em Curitiba /Pr.
A Volvo do Brasil buscou a partir de 1997 diminuir os níveis hierárquicos e elevar a autonomia e responsabilidade dos trabalhadores.
Deve-se notar que o representante da EAG não é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Biografia J. K.
  • história J. K.
  • J K Roling
  • G. K. Chesterton
  • K&G cosméticos
  • De Camões a J K Rowling
  • Resenha comparativa
  • Resenha comparativa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!