Resenha as metarmofoses da questão social: uma crônica do salário

1852 palavras 8 páginas
Resenha crítica
CASTEL, Robert. As metarmofoses da questão social: uma crônica do salário. Tradução de Franci D. Poleti. 8. Ed. Petrópolis: Vozes, 2009.
NETTO, José Paulo. Cinco notas a propósito da “questão social”, 2001.

Para falar da expressão “questão social”, precisamos nos reportar para o seu surgimento que passou a ser utilizada na terceira década do século XIX, para nomear o pauperismo. Dado esse contexto, podemos afirmar que a questão social é produto da contradição do capital e o trabalho, tendo em vista que a questão social apenas se enfatiza com sua problematização, e é com base na produção capitalista que se produz e reproduz a questão social.
É possível observar que a sociabilidade primária e a sociabilidade secundária se opõem, neste contexto, diante da sociabilidade primária, a questão social engendra domínios tendo em vista, que o que a denota são as falhas nos assistenciais não especializados, o que a caracteriza como uma sociedade sem social.
“O social-assistencial pode ser formalmente caracterizado por oposição aos modos de organização coletiva que fazem economia desse tipo de recurso. Porque existem sociedades sem social. Com efeito, o social não deve ser entendido aqui como o conjunto das relações que caracterizam a humanidade enquanto espécie que se define por viver em sociedade” (Castel,1998:48 ).
Em relação à sociabilidade secundária que é constituída a partir da participação em grupos, ponderam-se as especializações das atividades e das mediações institucionais, organizando-se assim como uma sociabilidade que atende sua demanda a partir do desenvolvimento sócio assistencial resultante da intervenção da sociedade, o que a difere das instituições que existem em nome das tradições e dos costumes. O fato da sociabilidade primária se opor à secundária e por se tratar de sistemas relacionais aos grupos (família, vizinhança, trabalho) passa a desenvolver montagens complexas dando assim origem a estruturas de atendimento assistencial cada

Relacionados