Resenha ARTE DE AMAR

Páginas: 4 (813 palavras) Publicado: 28 de março de 2014
RESENHA DO LIVRO A ARTE DE AMAR
O Livro A arte de amar é de autoria do psicanalista alemão, filósofo e sociólogo, Erich Fromm. O primeiro capítulo inicia-se com a pergunta: É o Amor uma Arte?Afirma ele que sim, e que, portanto exige conhecimento e esforço, alegando que a maioria das pessoas o vê como uma sensação agradável, uma loteria, e assim não se conscientizam que o amor é algo para seaprender.
Deve ser estudado, ter o domínio teórico, prático e extremo devotamento como se dedica a qualquer outra arte ou profissão.
O amor é um afeto ativo, consiste em dar, não receber. Esse darnão se prende apenas a coisas materiais, mas sim algo que está no interior humano, ou seja, dedicar ao outro as suas conquistas como alegrias, tristeza, conhecimentos, visando com isso o progresso dooutro como pessoa.
O amor além do aspecto de doação precisa de elementos básicos em todas as suas formas: cuidado, responsabilidade e conhecimento. O cuidado se relaciona pela vida e crescimento daqueleque se ama, ser responsável estando pronto para responder a essa pessoa, e o respeito, este último impede que o amo se torne dominação.
Desta forma alega existirem vários tipos de amor: amor filial,aquele que une a família mediante o relacionamento entre pais e filhos; amor materno, o da aceitação incondicional onde a mãe ama o seu filho sem depender de nenhum mérito ou qualidade que influapara que despenda atenção devida ao filho; amor paterno, onde há a preocupação para que o filho cumpra ou obedeça às normas comportamentais estabelecidas pela autoridade do pai, que protege, motiva paraa aquisição de valores como respeito e responsabilidade para a vida adulta; amor a si mesmo, refere-se à autoestima, fundamental importância para que a afeição às outras pessoas; amor romântico, o daatração física e mental, que gera a compatibilidade de sentimentos entre duas pessoas do sexo oposto, aquela que gera uma relação de reciprocidade entre o casal; amor neurótico, o obsessivo que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha A ARTE DE AMAR De Ovidio
  • a arte de amar
  • a arte de amar
  • arte de amar
  • A arte de amar
  • A arte de amar
  • Arte de amar
  • A arte de amar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!