pronto

Páginas: 2 (417 palavras) Publicado: 26 de maio de 2014
Faculdade Paulista de Artes
Licenciatura em Artes Visuais





Resenha Critica sobre o filme
Da luta ao luto





Pietro Principe da Silva
Licenciatura em Artes Visuais matutino1°Semestre



São Paulo
2014

Resenha do filme “Do luto à luta”
O documentário começa de maneira simples, de forma geral, no início as entrevistas são feitas a pessoas que descobrem que seusfilhos são portadores da síndrome de down no momento do nascimento, buscando de começo um retrato aonde os pais e nem os médicos sabiam sobre a doença, e de como isso acarreta toda uma carga depreconceitos e medos. A parti daí o documentário muda seu rumo para os próprios Down, retratando-os nas mais diversas situações, afim de mudar a imagem dos portadores como pessoas limitadas e dependentes.Tudo começa com um teatro de máscaras, artifício que serve para expor logo de cara a principal problema que Mocarzel deseja tratar neste documentário: o preconceito. Como todos os personagens em cenaestão com seus rostos cobertos, não há como diferenciar aqueles que sofrem de síndrome de down. Ao substituir uma “máscara” por outra, o diretor pretende fazer com que busquemos a verdadeirapersonalidade daquelas crianças. A mesma coisa é feita mais pra frente no filme, com um jogo de futebol impossibilitando a separação imediata entre aqueles que possuem down e os “normais”.
Ter uma criança comsíndrome de down é muito especial, pois ensinamos e aprendemos todos os dias, como relata um pai, que não sabe como seria ter um filho “normal”. Uma das grandes batalhas é a integração da criança naescola, pois o existe um preconceito muito grande aos downs, como relata uma mãe, diz que a professora a mandava chegar e sair mais cedo com a filha, para que os pais dos outros alunos não vice que aliestudava um criança com síndrome de down.
A vida de uma pessoa com síndrome de down requer alguns cuidados especiais, mas nem por isso é limitada, é possível que elas se adaptem à sociedade e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pronto
  • pronto
  • Prontos
  • pronto
  • Pronto
  • pronto
  • Pronto
  • pronto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!