Res Expand Cel Tronco TRAB PRONTO

682 palavras 3 páginas
CÉLULAS - TRONCO MESENQUIMAIS DE MEDULA ÓSSEA NO TRATAMENTO DA UNIÃO DE FRATURAS EM CÃES

Dayane Silva de Oliveira
Flávio Henrique Ferreira da Silva
Gabriella Ferreira de Oliveira Sá
José Eurides Ripardo de Sousa
Cristiano Rosa Moura (Professor)

Palavras-chave: Bioengenharia Ortopédica, medula óssea.

Resumo: Este artigo esclarece o uso do tratamento de células troco na medicina veterinária. Foi um assunto muito polemico e cercado de duvidas quanto à utilização dessa biotecnologia. Hoje em dia sabemos que não são necessários abortos ou qualquer forma de agressão ao animal para obtenção deste material. Neste resumo expandido veremos como é retirada a célula tronco da medula óssea, processada, multiplicada e após é inserida na fratura do animal, neste caso especifico. O uso dessa técnica tem trazido resultados positivos e animadores com relação a doenças ósseas e degenerativas. Uma esperança não somente aos animais e a seus tutores, mas também para a humanidade que também já faz uso dessa terapia.

Introdução

A medula óssea tem sido amplamente utilizada na medicina, seja veterinária ou humana. No ramo da medicina veterinária, seus estudos são recentes, porém de grande valia e repetidos sucessos. Adicionada a enxertos sintéticos (COLNOT ET AL., 2006), enxertos ósseos alógenos (ASPENBERG ET AL., 1987), ou ainda injetada no foco da fratura (JEAN ET AL. 1997; COLNOT ET AL., 2006 ) a medula óssea introduz os principais osteogênicos e osteoindutores que promoverão a formação óssea.
Pesquisas tem demonstrado a importância desse tratamento com medula óssea concentrada. a não união da diáfise com a Tíbia é um dos problemas em que o tratamento com medula óssea tem gerado resultados positivos.
HERNIGOU E BEAUJEAN (2002) usaram da mesma terapêutica para tratar osteonecrose da cabeça femoral e observaram redução de artroplasia mesmo após anos de tratamento.
O uso dessa bioengenharia ortopédica já é promissora, pois a capacidade de regeneração dessa célula e a

Relacionados

  • senhores de engenho
    405859 palavras | 1624 páginas