Resíduos Agrícolas

Páginas: 14 (3335 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
TRATAMENTO DE RESÍDUOS AGRÍCOLAS EM UMA FAZENDA X LOCALIZADA EM JAÍBA NO NORTE DE MINAS.
Hava Tallana Nunes Mendes – Graduanda 10° período de Engenharia Ambiental havanunes@hotmail.com
Janine M. Alves Vasconcelos – Graduanda 10° período de Engenharia Ambiental janinemav@hotmail.com
Jhennyffer Gonçalves Soares – Graduanda 10° período de Engenharia Ambiental jhennymoc@hotmail.com
JucianaPereira Melo – Graduanda 10° período de Engenharia Ambiental ju_milena.melo@hotmail.com
Priscila Ribeiro Nobre – Graduanda 10° período de Engenharia Ambiental priscilar.nobre@hotmail.com
Tayanne Rafaela Santos Braga – Graduanda 10° período de Engenharia Ambiental tayanner@hotmail.com
RESUMO - Os resíduos agrícolas são resíduos gerados direta ou indiretamente em processos produtivos da atividadeagrícola. A destinação incorreta destes resíduos pode afetar a saúde das pessoas e ao meio ambiente. Todos os resíduos que são gerados nas atividades agrícolas devem ter uma destinação adequada, sendo o responsável pela sua destinação o próprio produtor. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo estudar os problemas causados que os defensivos agrícolas causam no solo, tais como: a inseticida,herbicida, pesticida e fungicida.
Palavras-chave: resíduos, inseticida, herbicida, fungicida

1 INTRODUÇÃO
Os defensivos agrícolas são produtos químicos, físicos ou biológicos, também conhecidos como agrotóxicos, e os produtores utilizam em suas lavouras no combate de pragas que atacam as suas plantações e utilizam também para aumentar a sua produtividade. “Também são considerados defensivosagrícolas os reguladores de crescimento, que aceleram o amadurecimento e floração de plantas.” (SHIESARI,L; p.2; 200_)
O uso inadequado destes defensivos pode ocasionar em danos direta e indiretamente para á saúde das pessoas e para o meio ambiente em geral.
Os defensivos agrícolas são produtos tóxicos, e pode ser evitado para não causar danos para o homem e para o meio ambiente, neste caso énecessário não utilizar defensivos agrícolas. Isto pode ser feito através de práticas que evita a proliferação de doenças e pragas, como a rotação de culturas, policultura, e o uso de variedades de plantas mais resistentes; ou através de outras práticas de controle de doenças e pragas, como o uso de armadilhas, uso de controle biológico e a remoção mecânica de plantas daninhas. (SHIESARI,L; 200_)

1.1JUSTIFICATIVA
Os resíduos agrícolas são essenciais para os produtores, para evitar que as pragas e doenças afetem as suas plantações, além de ter um aumento significativo para as suas lavouras. Pensando nos transtornos que essas embalagens podem causar a saúde da população e ao meio ambiente, este trabalho está voltado para a conscientização da população e a trajetória dos resíduos agrícolas até suadestinação final.

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

Avaliar e analisar a disposição correta dos resíduos agrícolas.

3. REFERENCIAL TEÓRICO

3.1 Resíduos Agrícolas

Os resíduos gerados das atividades agropecuárias e florestais é definido como resíduo agrícola, onde pode-se incluir: embalagens de adubos, defensivos agrícolas, restos de ração, restos de colheita, estrume, e etc. Umaatenção maior tem que ser dada as embalagens defensivos agrícolas, pois necessitam de tratamentos apropriados. Boa parte dos resíduos agrícolas são dispostos, no próprio terreno de cultivo, servindo como de proteção ao solo ou como adubo fornecedor de nutriente ao solo (SANTA CECÍLIA, 2014).
Num contexto de produção vegetal, a definição restrita de resíduos agrícolas, se aplica como determinaçãode resíduos da colheita. Ou ainda, os restos da colheita, a fração ou frações de um cultivo em que não se organiza a colheita propriamente dita e ou aquela parte da colheita que não satisfaz com os requisitos da qualidade mínima para ser comercializada como tal. Da mesma forma, os restos de poda dos cultivos lenhosos devem ser considerados assim mesmo resíduos agrícolas restritos (FARRÉ,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • DENSIDADE ENERGÉTICA DE BRIQUETES PRODUZIDOS A PARTIR DE RESÍDUOS AGRÍCOLAS
  • A reutilização de resíduos industriais e agrícolas como materiais cimentícios suplementares em concreto
  • Agricolas
  • agricola
  • Agricola
  • agricola
  • agricola
  • Agricola

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!