Representação social da música

Páginas: 4 (898 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
Impressionismo
Essa vertente artística, surgida no século XIX, teve suas criações de maior destaque na área da pintura, na literatura, e na música, com os compositores Claude Debussy e MauriceRavel. Os músicos começaram a inspirar-se em conceitos da arte impressionista por volta de 1890, em França. Os compositores procuravam descrever imagens, tanto que várias obras receberam nomesrelacionados a paisagens, como Reflexos na água, de Debussy.
Considerado o pai da música moderna, foi a principal influência do movimento impressionista na música. Suas atitudes reivindicadoras proporcionaramuma mudança no gosto público que, ao se libertar dos tratados de harmonia e composição, começaram a apreciar a música conforme ela chegava aos seus ouvidos.
O francês criou um sistema de acordesisolados, libertando-se da dureza e frieza que regia a tradição musical quanto à harmonia. Os acordes de Debussy tentam remeter às mesmas pinceladas que Monet e outros pintores impressionistas aplicavamsobre telas. Devido a esse trabalho, o músico foi aclamado como impressionista.
Surgiu como uma reação aos excessos da Era Romântica.
Ouça a música Quand j’ai ouy le tambourin, de Claude Debussy. Romantismo
Romantismo (de 1810 a 1910)
    Este período caracteriza-se pela liberdade de expressão e de sentimentos. Também as alterações políticas e sociaisprovocadas pela revolução francesa de 1789 fazem surgir sentimentos nacionalistas (daqui o surgimento da música folclórica).
    Assim, Paris junta-se a Viena e tornam-se os principais centros de música daEuropa. Neste contexto os compositores do Romantismo procuravam suscitar, através da música, os seus sentimentos e afectos  em relação à sociedade da época.
    Surgem assim compositores como Schubert,Mendelsson, ou Chopin e instrumentistas como Liszt (no piano) e Paganini (no violino).
    Os compositores também conseguem libertar-se da tutela dos nobres que os empregavam e passam a compor por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • representação social
  • Representação social
  • Representação social
  • representação social
  • Representação social
  • Representacao social
  • Representação social
  • Representação social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!