Etica

Páginas: 10 (2412 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
Pesquisa do Instituto Gerp - TESTE DE ÉTICA
Perguntamos aos brasileiros como eles reagiriam a várias situações do dia-a-dia. As respostas foram fascinantes – e reveladoras. No último dia de férias no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, você faz as malas. As belas e felpudas toalhas do hotel, ainda limpas, estão penduradas ali perto. Você pega uma e guarda na mala? • Você paga por apenas umponto de conexão da sua TV por assinatura, mas descobre como conectar rapidamente as outras TVs da casa. Você faz isso? • Ao deixar o supermercado, você percebe que a caixa lhe deu troco a mais. Você vai embora ou volta e devolve o dinheiro?
Pesquisa encomendada ao Instituto Gerp
Mais cedo ou mais tarde, todos deparamos com situações como estas. Você faria o que é certo? Por quê? Para descobrir,Seleções encomendou uma pesquisa ao Instituto Gerp, realizada em dez capitais brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre, Curitiba, Recife e Belém. Em cada uma, 140 pessoas, com pelo menos 18 anos, foram confrontadas com 12 situações do dia-a-dia, para testar sua noção de certo e errado. Os resultados não são um barômetro científico da virtudedos brasileiros, mas sim um instigante exercício de auto-avaliação – talvez um teste para a capacidade de responder a perguntas com honestidade. No geral, nós brasileiros não nos saímos mal.
Toalhas do hotel - Apenas 13% dos entrevistados, por exemplo, disseram que pegariam uma toalha do hotel. E por que não pegariam? Adriano Cunha, 24 anos, advogado de Recife, disse: “Não levaria porque astoalhas não são minhas.” Liliane Nogueira Paulo, de Curitiba, explicou: “Levar a toalha daria prejuízo para o hotel, o que provavelmente encareceria o preço da hospedagem.”
Já Rutilene do Socorro Silva, estudante de enfermagem em Belém, não teve dúvidas na hora de responder: “Levaria sim, com certeza! Elas são tão lindas! Vejo nas novelas aquelas toalhas maravilhosas. Eu ia querer levar uma delembrança. E uma só não ia fazer falta, não é?” Em hotéis é fácil guardar as toalhas na bolsa sem maiores conseqüências. Em motéis, entretanto, os quartos são revistados antes que o cliente seja liberado. Mas parece que nem todos se lembram disso.
“Um amigo foi ao motel com a mulher, que guardou duas toalhas na bolsa. Na hora de pagar a conta, as peças foram cobradas. Meu amigo ficou com tanta vergonhaque fingiu que mal conhecia a própria mulher, dizendo ‘A gente conhece cada pessoa por aí, não é mesmo?’”, conta uma dentista de Porto Alegre.
“Gato” da TV por assinatura - O fato de estar fazendo algo errado não parece incomodar os 41% dos moradores de São Paulo que declararam que fariam um “gato” da TV por assinatura. Não muito diferente dos 36% de potenciais “gatos” de Belo Horizonte – queestão um pouco acima da média brasileira de 31%.
Diego Fonseca, de Belo Horizonte, é um dos que não teriam pudor em fazer um “gato” em casa. “Não tenho TV a cabo, mas os meus amigos que têm fazem ‘gato’. Nenhum deles teve problema por isso”, justifica.
Na hora de fazer a coisa certa, a diferença entre homens e mulheres é, na média nacional, estatisticamente irrelevante: entre os brasileiros quedeclararam que fariam um “gato” da TV por assinatura, 52% são homens e 48%, mulheres. A diferença entre o comportamento dos sexos foi maior em Porto Alegre – 43% dos homens fariam um gato contra apenas 26% das mulheres –, mas no Rio, o porcentual de homens e mulheres que fariam um gato foi o mesmo: 23%.
Honestidade coisa de jovens ou velhos? Encontramos pelo país jovens (de 18 a 35 anos) que nãoacreditam ser menos honestos do que os mais velhos. Diego Barbosa, promotor de vendas em Curitiba, tem 19 anos e afirma que esta não é uma questão ligada à idade: “Honestidade depende da criação da pessoa. Tem jovem que faz tudo direitinho, e gente mais velha que é bem malandra”, explica.
No entanto, em Recife, 25% dos jovens levariam canetas e envelopes do trabalho para usar em casa, enquanto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • etica
  • Etica
  • Ética
  • Etica
  • Ética
  • ética
  • ÉTICA
  • Ética

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!