Musica anos 60

Páginas: 6 (1479 palavras) Publicado: 28 de julho de 2014
Colégio Estadual Jardim Meriti







Trabalho de Ed. Física






Alunas: Jéssica do N. Mendes, Alexandra Marques, Yasmim Ornelas, Karen Cunha, Naira Nascimento, Ana Carolina, Suellen Barbosa
Música dos anos 60
Música dos anos 60 no Brasil
A década da Explosão Musical no Brasil, ainda sob o efeito dos ‘Anos Dourados’. Os ternos e os chapéus se foram, e uns após outrossurgiram os talentos musicais da MPB. Roberto Carlos deu inicio ao ritmo aluciante do ie ie ie que preenchia as tardes de domingo dos nossos adolescentes.
Ao mesmo tempo, os jovens brasileiros deliravam com os Festivais de MPB da TV Record, onde a cada dia apareciam talentos diferentes, que por serem tantos seria impossível enumerá-los.
Esta foi também a era ‘Vinicius de Morais’ e todos osseus seguidores que se uniram para brindar nossos ouvidos como o que se foi visto e ouvido nesta década de 60.
Lista com algumas musicas dos anos 60:
Disparada (1966)
Travessia (1967)
Matriz ou filial (1964)
Trem das onze (1965)
Viola Enluarada (1967)
A banda (1969)
Cantiga por Luciana (1969)
Carolina (1967)
Festa de arromba (1964)
Hoje (1966)
Upa neguinho (1967)
Prova de fogo (1967)Samba de avião (1967)
Noite dos mascarados (1967)
Laranja Madureira (1966)
Mais que nada (1963)
Pais tropical (1969)
Insensatez (1961)
Historia e musica
No caso brasileiro, pode-se dizer que os anos 60 começam com o surgimento da Bossa Nova. Acho que todos concordam que ela começa com a batida de violão de João Gilberto na música Chega de saudade, incluída no disco de ElizethCardoso Canção do amor demais (1958). A voz de Elizeth representava o padrão do “vozeirão” da Era do Rádio: a cantora tinha potência, usava muito vibrato, portamentos e prolongava as vogais. Coisa que os jovens classe-média-zona-sul da época julgavam muito antiquado.
O violão de João Gilerto era a grande sacada. O cantor gravou novamente a canção em seu primeiro LP, de 1959. A interpretação vocalescolhida sugeria o que seria o novo estilo: a contenção, a economia de meios. Nada de vibrato, pouco volume, sem prolongamentos vocálicos a diluir a rítmica da canção
Em torno da interpretação de João Gilberto para as canções de Jobim foram surgindo uma série de músicos articulados com um projeto de representação moderna do Brasil através da música popular. Este projeto de fazer soar um Brasilmoderno remontava às experiências musicais do modernismo, especialmente Villa-Lobos. Os modernistas haviam protagonizado uma representação musical do Brasil, mas aplicada à partitura que soava nas salas de concerto.
Desde a publicação da Revista de Música Popular (1954-56), ficava patente que um grupo de jornalistas e memorialistas começava a cultivar a idéia de que a representação sonora doBrasil se faria não mais pela aplicação de características da música popular às técnicas de composição de música erudita. Mas sim, os próprios compositores populares, calcados na idéia de que o samba dos anos 1920/30 representava a brasilidade autêntica, iriam processar a representação do Brasil moderno em suas canções. A idéia estava perfeitamente na onda do entusiasmo desenvolvimentista de fins dadécada de 1950. Juscelino Kubitscheck chegou a ser apelidado de “presidente Bossa Nova”.
Na virada de 1961/62 a coisa mudou completamente de figura: o entusiasmo de crescer “50 anos em 5″ revelava sua face obscura. O crescimento acelerado foi feito com excesso de endividamento, comprometimento das finanças públicas, e dependência das multi-nacionais. O resultado foi a inflação descontrolada, eproblemas no balanço de pagamentos.
A crise se agravou com a renúncia de Jânio Quadros, e as histórias em torno da luta para garantir a posse do vice-presidente eleito – João Goulart, estão muito bem contadas na biografia recém publicada pelo historiador Jorge Ferreira (fiz uma resenha disso aqui na Gazeta).
Ou seja, em 1962 , o Brasil vivia uma percepção aguda dos problemas sociais e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Anos 60
  • Musicas dos anos 60
  • Música nos anos 60
  • musica anos 60 trabalho
  • musica brasileira
  • anos 60
  • anos 60
  • Anos 60

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!