rene

Páginas: 2 (289 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Fabel –Faculdade de Belford roxo
Data :17-09-14
Prof°: Verena than
Aluno :Luiz fillipeMatias ,Pedro Alan ,bruno Borges e Gabriel Martins
Turma :12 EM
Disciplina : FilosofiaConteúdo: René descartes –Das coisas que se pode coloca em duvida.
1) Qual o objetivo de descartes ao formular os argumentos céticos ?
Descartes formula os argumentos céticos como objetivo de derrubá-los, superá-los, de acordocom o próprio ponto de vista cético para, desta forma construir uma ciência. Ele então, parte dos argumentos céticos os ultrapassa e os nega.2) Como se pode caracterizar a posição cética que Descartes adota?
Ele ao contrário dos céticos acreditava napossibilidade do conhecimento e buscava desta maneira, uma certeza aoquestionamento cético. Ele constata que é necessário refutar o ceticismo. Desta forma, o ceticismo não deve ser ignorado. Descartesintenciona legitimar a ciência, demonstrando de maneiraconclusiva que de fato, o homem pode conhecer o real de modo verdadeiro e definitivo. Ele radicaliza e leva o ceticismo às suas últimas conseqüênciaspara então mostrar que se trata de umaposição insustentável. Trata-se assim de uma refutação por absurdo, isto é, buscando mostrar que a posição do adversário leva ao absurdo
3) Qual o papel do Deus enganador na argumentaçãode Descartes?
Descartes utiliza o ‘’Deus enganador ‘’ com forma de sustentar seus entendimentos.O ‘’Deus enganador ‘’ seria um ser todo-poderoso , que levaria homem a enxergar arealidade de forma distorcida , de forma que não pudesse ter certeza sobe nada.Ainda que esse ser existisse , ao duvidar daquilo que via , o homem estaria pensando ,uma vez que a dúvida é umaforma de pensamento .contudo , se há o pensamento , também há ser pensante. A existência do ser pensante é,portanto ,uma certeza indubitável , o que contradiz a postura Cética .
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • René
  • Rene
  • rene
  • rene
  • Rene
  • Rene
  • rene
  • rene

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!