Renata

Páginas: 3 (603 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014

Resenha Crítica
Alunas: Renata Rodrigues de Araújo Cruz
Mônica Maria da Silva

1) Resumo detalhado das ideias principais:
A obra “o conceito de tecnologia” (apresentado porÁlvaro Vieira Pinto no primeiro volume sobre este tema), aborda um homem dentro de seu processo de hominização, sob dois aspectos fundamentais: a aquisição, pela espécie, da capacidade de projetar, e aconformação de um ser social, condição necessária para que se possa produzir o que foi projetado. Juntando na prática estes dois conceitos, surge o conceito de filosofia da Técnica, a qual é a arte defazer surgir sempre algo novo; no entanto, quantitativamente esse novo pode alcançar dimensões tão assombrosas que efetivamente o revistam dos aspectos qualitativamente originais. Neste contexto , omesmo coloca a importância da “técnica como libertadora” e a recusa como um mero perigo de nossa espécie, concluindo com isso que sempre é o homem o construtor de seu ambiente e de sua qualidade de vida.Para ele, é um erro primordial olhar para as coisas produzidas a partir da técnica simplesmente, pois a verdadeira finalidade da produção humana consiste na produção das relações sociais, aconstrução de formas de convivência.
A história da técnica diz respeito à relação do homem com a natureza, onde o homem midiatiza uma relação de afastamento, através da dominação e domínio entre ambos e sipróprio. Nada domina em essência o homem a não serem as leis da natureza e, acidentalmente outro homem. Do lado da natureza situam-se as forças físicas, enquanto do lado humano entram em ação as forçasculturais, o conhecimento racional.
O homem de cada fase histórica desenvolve a técnica numa difusão continua de sobrevivência sobre a natureza. Não é a técnica o motor da história, mas sim, anecessidade permanente de criação e sobrevivência na qual o homem trava uma relação com a natureza, onde a ferramenta maior é o trabalho. A técnica é um patrimônio da espécie e sua função consiste em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Renata
  • Renata
  • Renata
  • Renata
  • Renata
  • Renata
  • Renata
  • Renata

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!