RELÁTORIO MORFOLOGIA

312 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
CAMPUS GURUPI
AGRONOMIA

RELATÓRIO AULA PRÁTICA
Morfologia e Classificação do Solo

NOVEMBRO, 2014.

1) Podemos observar a camada A, B e C, ela foram separadas por meio dela coloração, usamos o método do monólito.

2) A camada superficial, ou horizonte A, têm grande teor de matéria orgânica, e esse material é responsável por imprime a cor escura no solo.

3) Quantidade de matéria orgânica presente e os tipos de óxidos de ferro estão muito relacionados com as cores dos diversos solos, sendo a hematita o óxido de ferro responsável pela cor vermelha, a goethita pela amarela, e as formas reduzidas de ferro, pela cor cinza Relevo Plano, clima tropical, boa drenagem resulta em um solo profundo, velho, intemperizado, lixiviado. Relaciona-se a cor do solo de acordo sua drenagem quanto mais vermelho maior sua capacidade de drenagem.

4) Pois quanto mais profundo mais intemperizado, menor a presença da matéria orgânica, pois a matéria orgânica do solo é composta na parte superior.

5) O critério usado foi a percepção do tato, e audição, fazer a modelagem do solo em forma de cobrinha e ver se não quebra e escutar se faz barulho da areia.
Horizonte A: Areia:60%, Silte:10%, Argila:30%
Horizonte B: Areia:50%, Silte:10%, Argila:40%
Horizonte C: Areia:50%, Silte:10%, Argila:40%

6) Horizonte A: Estrutura granular
Horizonte B: Estrutura em Blocos
Horizonte C: Estrutura em Blocos

7) Pois a matéria orgânica, que é presente muito presente nessa camada, atua como uma cunha, e apesar da argila possuir forma laminar, a matéria orgânica no deixa com que eles fiquem face a face formando grânulos, ou seja uma estrutura granular.

8) O solo é profundo, porém muito intemperizado, é mais adequado para agriculturas perenes. No seu manejo fornecer os nutrientes que o solo não mais produz, por meio de adubação e gradear o solo.

Relacionados