Ruplibicanos

289 palavras 2 páginas
Os Legados Republicanos
Arquitetura
Ocorreu no século XIX.
Ouve uma imensa aceleração de temporalidades promovida pelo capitalismo, mas pouco impactou o Brasil imperial.
As Ruas permaneciamestreitas, as moradias mantinham-se insalubres e a infraestrutura urbana e esgoto, água, energia e transporte eram mínimos e reduzidos a poucas capitais.
Os portos foram modernizados, as linhas de bondeelétrico foram expandidas e a capacidade dos trens de subúrbio, aumentada.
A arquitetura que veio para o Brasil foi inspirada nos estilos históricos da Europa.
A catedral católica de São Paulo,localizada na praça da Sé, é um exemplo da metamorfose de nossa europeização arquitetônica “pela metade”: o corpo e as torres da igreja obedecem ao estilo neogótico, enquanto uma imensa cúpulaneorrenascentistas.
Também foram inspiradas da europeia praças, teatros, mercados, fóruns, estações de trens, confeitarias...
Turismo
Aperfeiçoamento dos meios de transportes, diminuição do tempo de viagempelo uso de trens e navios a vapor.
Destinos exóticos como Índia ou Egito, velhas cidades gregas ou italianas descritas em livros de viagem e guias.
Emigração e influência na alimentação
Foram,entretanto, justamente portugueses, espanhóis e italianos que emigraram em massa para o Brasil, além de árabes, japoneses e eslavos da Europa Ocidental.
Os padrões alimentares dos emigrantes incorporaramno nosso país como a pizza do sul italiano, as massas regadas a tomates, as esfihas e quibes libaneses, o bacalhau, sushis e sashimis, já muito diferentes dos originais japoneses.
Cultura
A culturabrasileira foi influenciada por diversas culturas, sendo assim, pode-se dizer que a cultura brasileira é mista.
As escolas de samba é associada aos batuques de distante origem africana, asfantasias do carnaval italiano ou a multidão das plumas tomadas dos palcos de variedades e cabarés parisienses. Bailes funks e rappers releem os ritmos afro-americanos.
Meios de

Relacionados