Relatos Diferentes Uma Narrativa

Páginas: 5 (1249 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2014










































































SUMÁRIO
1 introdução 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1 introduçãoO papel da comunicação tem se modificado nas organizações, passando de simples instrumento gerencial para transmissão de ordens a uma área estratégica. Nesse novo papel, assume a função de construir um universo simbólico que, aliado às políticas de administração de recursos humanos, visam aproximar e integrar os públicosaos princípios e objetivos centrais da empresa (Curvello, 1993). Pode e deve haver abordagens diferentes para cada público, mas é preciso cuidar para que não haja dissonância no conteúdo do discurso, tornando a imagem difusa. Curvello (2000) adverte que “públicos têm formações diferentes, interesses distintos. Como você se expressa para os funcionários? Como você se expressa para os acionistas? Sevocê tem más notícias para dar aos funcionários, você tem de dar essas más notícias para os acionistas também, porque eles têm acesso à imprensa, à Internet, a análises. Não dá para esconder a verdade.”.
Nesse sentido, com base no texto proposto aprofundando os conhecimentos teóricos adquiridos nas disciplinas do primeiro semestre do curso de Bacharelado em Administração, o presente trabalhopretende discorrer sobre os processos comunicacionais enquanto recursos facilitadores, procurando desenvolver uma linha de raciocínio que permita reconhecer a comunicação como fator decisivo nas relações empresariais.

2 DESENVOLVIMENTO

Como um dos elementos que propicia o contato entre os seres humanos, a comunicação está presente em qualquer contexto do qual o homem faça parte, pois permite queas pessoas travem conhecimentos recíprocos, compartilhando experiências, ideias e sentimentos; ao se relacionarem, influenciam-se, modificando a realidade em que estão inseridas. Esse raciocínio se estende também às empresas, pois estas são constituídas por pessoas e têm a origem e a razão de sua existência na sociedade.
No processo de comunicação no mundo empresarial, o mesmo deve se dar demaneira eficiente, ou seja, o emissor se faça compreender pelo receptor tal qual imaginou, de maneira coerente, transparente e verdadeira. E como estabelecer a comunicação entre seus públicos; interno e externo?
Compreende-se como público o conjunto de pessoas com características ou interesses semelhantes. No entanto, esse critério clássico não satisfaz as necessidades atuais de relacionamento,surgidas das novas formas de ligação entre públicos e empresa, por não englobar, definir, nem explicar, adequadamente, sua dimensão (FRANÇA apud KUNSCH, 1997a, p. 13).
Cabe à organização estabelecer um diálogo simples e aberto entre os setores da empresa, interagindo e valorizando seus colaboradores, de forma a obter comentários, informações ou sugestões para o desempenho dos objetivos. Consideraros colaboradores como primeiros clientes da empresa, pode ser uma perfeita ferramenta de gestão eficiente fazendo com que as pessoas produzam melhor e se realizem profissionalmente. Ainda, se faz necessário o mapeamento para o conhecimento do público externo e como será abordado.
De acordo com Matos (2009) “A relação da empresa com seu público interno e externo, envolvendo um conjunto deprocedimentos, técnicas e estratégias, destinados à intensificação do processo de comunicação e à difusão de informações sobre as suas atuações, resultados, missão, objetivos, metas, projetos, processos, normas, procedimentos, instruções de serviço etc. É um recurso estratégico de gestão, que, quando bem aproveitado pode garantir o funcionamento coeso, integrado e produtivo da empresa. Informar é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • relatos diferentes, uma narrativa
  • relatos diferentes, uma narrativa
  • relatos diferentes uma narrativa
  • Relatos diferentes, uma narrativa
  • Relatos Diferentes, uma narrativa
  • relatos diferentes de uma narrativa
  • relatos diferentes, uma narrativa
  • RELATOS DIFERENTES, UMA NARRATIVA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!