RELATORIO

Páginas: 35 (8546 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
A história econômica do Brasil é marcada pelas grandes divisões de sua história política e geral. No entanto muitos autores identificam continuidades, uma permanência das marcas deixadas pela colonização[1][2], formulando teorias como a da dependência e ressaltando as diferenças entre as "colônias de povoamento" e as "colônias de exploração"[3]. A economia brasileira viveu vários ciclos ao longoda História do Brasil. Em cada ciclo, um setor foi privilegiado em detrimento de outros, e provocou sucessivas mudanças sociais, populacionais, políticas e culturais dentro da sociedade brasileira.
Índice
1 Período Pré-Colonial (1500-1530)
2 Período Colonial
2.1 Ciclo da cana-de-açúcar
3 Escravatura e tráfico negreiro (séculos XVI-XIX)
4 Pecuária
5 Ciclo da mineração (1709-1789)
5.1Diamantes
6 Economia na Era Imperial (1822-1889)
6.1 Agricultura
6.2 Indústria
7 Ciclo do café (1800-1930)
8 Ciclo da borracha (1866-1913)
9 Ciclo da soja (1970-)
10 Industrialização e desenvolvimentismo (1945-1964)
11 Milagre econômico (1969-1973)
12 Recessão e crise monetária (1973-1990)
13 Abertura Econômica (1990-2005)
14 Referências
15 Ver também
Período Pré-Colonial (1500-1530)Ver artigo principal: Período pré-colonial do Brasil
Ao contrário das fartas riquezas metálicas encontradas pelos espanhóis nas terras recém-descobertas por eles, nada havia de muito interessante na "Terra de Santa Cruz", além de papagaios, macacos, e uma "madeira de tingir", que já era conhecida no Oriente e que podia alcançar altos preços na Europa. Logo depois da viagem de Cabral outrasexpedições portuguesas se seguiram para explorar o território e extrair toras da planta nativa. No entanto, os portugueses não estavam sozinhos nos mares e corsários das nações não contempladas no Tratado de Tordesilhas - ingleses, holandeses e principalmente franceses - também passaram a frequentar a costa brasileira.
A extração do pau-brasil era feita com o auxílio da mão-de-obra nativa, na base doescambo em que os europeus forneciam objetos de pouco valor na Europa mas que no início exerciam um grande fascínio sobre os nativos, pois estes viviam numa sociedade pré-industrial do paleolítico superior e proto-neolítico, daí manufaturados relativamente comuns na sociedade de consumo-mercado eurasiana alcançarem cotações altas no mercado ameríndio de escambo (como os nativos não conheciam a moeda,os europeus tiveram de se adaptar a economia nativa do escambo para não perder os seus parceiros comerciais valiosos, já que a mesma madeira de procedência do Índico custava muito mais graças ao frete caríssimo e muito mais distante do mercado de tinturaria têxtil europeu). Por vezes foram construídas feitorias (o primeiro grande passo para as primeiras povoações, que seriam embriões das primeirasvilas e cidades após muitas serem tomadas de povos extra-ibéricos que tentavam se assentar de facto no que era de "direito" ibérico na visão ibérica) para proteção contra navios inimigos e para armazenar as toras até o transporte, mas o saldo foi de grande devastação das matas costeiras e nenhum núcleo de povoamento permanente.
Período Colonial
Na década de 1530 estava claro para D. João IIIque a soberania do Papa e os guarda costas itinerantes não seriam suficientes para afugentar os franceses que cada vez mais ficavam o pé nas suas possessões americanas. Foi, então, a ameaça da possível fixação francesa nas terras brasileiras que o induziu a defendê-las por um processo mais amplo e seguro: promover a ocupação efetiva através do do povoamento e colonização.
"Mas para isso ocorria umadificuldade: ninguém se interessava pelo Brasil. A não ser os traficantes de madeira - e estes mesmos já começavam a abandonar uma empresa cujos proveitos iam em declínio - ninguém se interessara seriamente, até então, pelas novas terras; menos ainda para habitá-las. Todas as atenções de Portugal estavam voltadas para o Oriente, cujo comércio chegara neste momento ao apogeu. Nem o Reino...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório
  • Relatório
  • relatorio
  • Relatório
  • relatorio
  • Relatorio
  • relatorio
  • Relatorio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!