programador

Páginas: 14 (3319 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Um acumulador é constituído por dois eletrodos, envolvidos por um eletrólito, que sofrem, no momento da carga, reações de oxirredução, propiciando a um a capitação e ao outro a liberação de elétrons, dando-se, na eletrólise, a transferência de carga. No momento descarga (produção de corrente contínua), os eletrodos voltam ao seu estado inicial. Um acumulador compreende geralmente vários pares deeletrodos (placas) montados em série no interior de uma cuba de plástico. Distinguem-se vários tipos de acumuladores e um deles é o acumulador de chumbo ou bateria.

Inventado por G. Planté em 1859 e largamente utilizados, são constituídos de placas de chumbo (Pb) e de óxido de chumbo (Pb “22”), imersas em uma solução de ácido sulfúrico. A força eletromatriz (F.E.M) dos pares de eletrodos temvalor próximo de 2V. Sua capacidade mássica é da ordem de 30Ah/kg e a energia mássica 40Wh/kgEm experimentos com o que ele chamava de eletricidade atmosférica, Galvani descobriu que uma perna de rã poderia se contrair quando presa por um gancho bronze em uma treliça de aço. Outro italiano, Alessandro Volta, um professor da Universidade de Pavia, afirmou que o bronze e o aço, separados por um tecidoúmido de rã, geravam eletricidade, e que a perna de rã era apenas um detector.

Em 1800, Volta conseguiu amplificar o efeito pelo empilhamento de placas feitas de cobre, zinco e papelão úmido respectivamente e fazendo isto ele inventou a bateria.

Uma bateria separa cargas elétricas através de reações químicas. Se a carga é removida de alguma forma, a bateria separa mais cargas, transformandoenergia química em energia elétrica. Uma bateria pode produzir cargas, por exemplo, para forçá-las através do filamento de uma lâmpada incandescente. Sua capacidade para realizar trabalho por reações elétricas é medida em Volt, unidade nomeada por Volta. Um volt é igual a 1 joule de trabalho ou energia por cada Coulomb de carga. A capacidade elétrica de uma bateria para realizar trabalho édenominada Força Eletromotriz, ou fem.


Classificação dos geradores quanto ao tipo

Pilhas alcalinas

Todos os geradores eletroquímicos desenvolvidos com base na pilha de Volta são constituídos essencialmente de dois eletrodos e um eletrólito, mesmo que sejam diferentes entre si por muitas outras características. Dependendo do trabalho que desenvolvem e de suas propriedades específicas, osgeradores eletroquímicos podem ser classificados em dois grupos:

Geradores eletrolíticos primários que não podem ser recarregados;
Geradores eletrolíticos secundários recarregáveis.
Os geradores eletrolíticos primários são aqueles que produzem um único processo de descarga, pois suas reações químicas internas são irreversíveis. Dessa maneira, no final de um determinado período de uso, o geradorse esgota, pois seus componentes internos se degradam completamente.

Os geradores primários simples são chamados pilhas. Ao conjunto de duas ou mais pilhas (ou células) e aos geradores do segundo grupo dá-se o nome de bateria. Os geradores secundários incluem todos os modelos de equipamento que permitem cargas e descargas repetidas. Isso acontece porque as transformações químicas que severificam no interior dos geradores podem ser revertidas se aplicar-se sobre seus terminais determinadas tensões e correntes elétricas.

No grupo de geradores primários destacam-se os seguintes tipos de pilhas:

Pilha de zinco-carbono
Pilha alcalina
Pilha de mercúrio
Pilha de prata
Pilha de lítio.
No grupo de geradores secundários destacam-se dois tipos que têm aplicações muito diversas:Bateria de chumbo
Bateria de niquel-cádmio.

Capacidade e durabilidade

Tanto a capacidade das pilhas como a das baterias é determinada com base no produto (multiplicação) de dois parâmetros (dados): corrente de descarga e a duração da descargar. O valor do produto é expresso por unidades de medida especiais o ampere-hora (Ah) e o miliampere-hora (mAh). A carga acumulada por um pilha...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Programador
  • PRogramador
  • Programador
  • Programador
  • Programador
  • Programador
  • Programador
  • Programador

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!