Relatorio quimica

Páginas: 5 (1176 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2013


INTRODUÇÃO
A identificação de uma substância é feita observando propriedades que sejam características da mesma. Estas propriedades podem ser classificadas como físicas ou químicas. Nesta prática, foram observadas as seguintes propriedades:
DENSIDADE – é uma grandeza que relaciona massa e volume. A massa é facilmente determinada com o auxílio de uma balança. Volumes de líquidos podem serdeterminados utilizando-se um picnômetro, recipiente que tem o volume perfeitamente definido. Volumes de sólidos que têm forma geométrica regular podem ser calculados diretamente, ou pode-se utilizar a técnica do volume de líquido deslocado. Para que se possa utilizar essa técnica, o líquido não deve reagir ou dissolver o sólido e deve ter uma densidade menor que a do próprio sólido. A densidadevaria com a mudança de temperatura, geralmente decrescendo com temperaturas maiores.
TESTE DA CHAMA – Cada elemento químico tem uma distribuição característica dos elétrons em níveis de energia. Ao serem expostos a altas temperaturas, os elétrons podem ser excitados a níveis mais elevados, emitindo o excesso de energia adquirido ao retornar à posição original. Se esta energia estiver na faixa dovisível, a chama adquirirá a cor característica da amostra.
PROPRIEDADES MAGNÉTICAS – Cada substância possui propriedades magnéticas.
VISCOSIDADE – É uma medida de resistência ao fluxo, ou seja, é a resistência das moléculas ao se deslocarem umas sobre as outras. É uma propriedade característica do fluido.












OBJETIVOS
1. Determinar a densidade de amostras sólidas;
2.Identificar cátions metálicos através do teste da chama;
3. Verificar propriedades magnéticas de metais;
4. Determinar a viscosidade de óleos lubrificantes.




















PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
O procedimento descrito a seguir foi utilizado para dois metais distintos:
Primeiramente, pesou-se um erlenmeyer de 125 mL com tampa, limpo e seco. Logo após, encheu-se oerlenmeyer com água de modo que, ao tampá-lo, a água transbordou e não se formaram bolhas de ar entre a tampa e a superfície da água. Pesou-se novamente o erlenmeyer, desta vez cheio d’água. Determinou-se o volume do erlenmeyer. Esvaziou-se o frasco. Pesou-se uma amostra do metal, cerca de 80g, em um pedaço de papel (tarou-se a balança com o peso do pedaço de papel). Transferiu-se o metal para oerlenmeyer com água. Foram retiradas as bolhas de ar presentes nas paredes do erlenmeyer. Preencheu-se o frasco com água de modo que, ao tampá-lo, a água transbordasse. Após enxuto, o erlenmeyer foi pesado novamente, desta vez contendo o metal e água.
Os metais utilizados foram o Ferro e o Cobre.
O volume do erlenmeyer foi encontrado subtraindo-se a massa do erlenmeyer vazio da massa do erlenmeyercheio de água.
O volume de água foi achado subtraindo-se da massa total (metal + água + erlenmeyer) as massas do erlenmeyer e do metal (encontradas anteriormente).
Para encontrar-se o volume do metal, subtraiu-se o volume de água do volume do erlenmeyer.

PARTE B – Determinação da densidade de uma amostra sólida por leitura de volume
Novamente, foi utilizado o mesmo procedimento para os doismetais:
A técnica a seguir é outra forma de identificar substâncias a partir do deslocamento da água em certo recipiente quando posto o material a ser analisado imerso na mesma. Os metais utilizados nessa pratica foram os mesmos utilizados na prática anterior, ou seja, o cobre e o alumínio. Essas amostras foram cuidadosamente pesadas registrando-se uma massa de. Utilizando uma proveta, foiadicionada uma certa quntidadede água destilada em seu interior, e em seguida cada metal foi adicionado cuidadosamente. Esse experimento foi realizado duas vezes; uma para cada metal. Observou-se então o deslocamento do líquido após o adicionamento do metal. Essa variação é interpretada como o volume do metal imerso na solução. A partir desses dados pode-se calcular a densidade:
A densidade do metal...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • quimica relatorio reacoes quimicas
  • Relatorio de quimica
  • Relatório química
  • Relatório de quimica reações quimicas
  • Relatório de quimica
  • Relatório de quimica
  • relatorio de quimica
  • Relatorio Quimica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!