Relatorio Indicadores

Páginas: 6 (1312 palavras) Publicado: 18 de agosto de 2015
1. Introdução
Com tamanha frequência em nosso ambiente, não é de se espantar que os ácidos e bases tenham sido estudados por tantos séculos. Os próprios termos são medievais: "Ácido" vem da palavra latina "acidus", que significa azedo. Inicialmente, o termo era aplicado ao vinagre, mas outras substâncias com propriedades semelhantes passaram a ter esta denominação. "Álcali", outro termo parabases, vem da palavra arábica "alkali", que significa cinzas. Quando cinzas são dissolvidas em água, esta se torna básica, devido a presença de carbonato de potássio. A palavra "sal" já foi utilizada exclusivamente para referência ao sal marinho ou cloreto de sódio, mas hoje tem um significado muito mais amplo "sal" já foi utilizada exclusivamente para referência ao sal marinho ou cloreto de sódio,mas hoje tem um significado muito mais amplo.
Os indicadores ácido-base são substâncias químicas que quando adicionado à um ácidos ou bases fracas que ao se unirem aos íons H+ ou OH- mudam de cor devido uma alteração em sua configuração eletrônica. Os indicadores ácido-base são recomendados para verificações rigorosas do pH.. Exemplo muito próximo de ácido é o ácido clorídrico (HCl) presente emnosso estômago que participa da digestão dos alimentos, as frutas azedas como o limão, vinagre, etc. Já as bases podem ser exemplificadas por frutas verdes que possuem o sabor adstringente, como a banana e o caqui verde. Através desses exemplos bastantes presentes no dia-a-dia dos alunos é possível explicar cientificamente o que são as substâncias ácidas e básicas assim como o pH.
O pH é aconcentração de íons H+ em uma determinada solução. Esse índice pode variar de 0 a 14, onde as soluções ácidas tem pH próximo de 0 e as soluções básicas pH próximo de 14. Já as soluções neutras tem pH 7.solução indica se ela é ácida ou básica de acordo com seu pH.
Os extratos de alguns vegetais também fazem o papel de indicador ácido-base natural, como exemplo , utilizar o repolho roxo em um experimento,mas podem ser usadas as soluções aquosas de chá-preto, de beterraba, de brócolis, de rabanete e da pera.


2. Fundamentação Teórica
Existem determinadas substâncias que adquirem uma certa cor em solução ácida e uma cor diferente em solução básica. Um indicador ácido-base é um corante que se usa para distinguir soluções ácidas de básicas, mediante a modificação de cor que sofre nestas soluções.Estes corantes são comuns em materiais de origem natural. A cor âmbar escura do chá, por exemplo, fica menos carregada pela adição de gotas de suco de limão (ácido cítrico). O suco de repolho roxo passa do roxo para o verde quando se adiciona uma base, e passa da cor verde passa para o vermelho quando se junta a um ácido. A mudança de coloração se deve ao fato, destes compostos serem dotados depropriedades halocrômicas, que é a capacidade de mudar de coloração em função do pH do meio. Quando adicionamos a uma solução, os indicadores de pH ligam-se aos íons H+ ou OH- que consequentemente, provoca uma alteração da configuração eletrônica dos indicadores resultando-se assim, na alteração da cor. A mudança de coloração ocorre numa estreita, porém, bem definida faixa de pH.
Cada indicadorácido-base possui uma coloração no meio ácido, diferente daquela em um meio básico. Cada indicador muda de cor em uma faixa diferente de pH. Fenolftaleína: incolor em meio ácido, rosa em meio básico. Vermelho de metila: vermelho em meio ácido, amarelo em meio básico. Azul de bromotimol: amarelo em meio ácido, azul em meio básico. Ao colocarmos a solução , quando pingamos o ácido ou a base no centro dotubo, a mudança de cor vai se espalhando por toda a solução.
A escala de pH varia de 0 a 14, sendo que a solução será ácida se tiver valores de pH abaixo de 7; e, quanto menor o pH, maior será a acidez. As soluções que apresentam valores acima de 7 são básicas e, quanto maior esse valor, mais básica serão. Uma solução é considerada neutra se tiver pH igual a 7. Verifica-se, no esquema a seguir,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório Indicadores
  • Relatório de indicadores alternativos
  • Relatório indicadores ácido base
  • Relatorio indicadores de pH
  • Relatorio indicador repolho roxo
  • Relatório indicador de ph
  • 1 Relatorio de microbiologia dos alimentos indicadores
  • relatório de aula prática de vasos indicadores

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!