Relatorio Estequiometria Ufmg

Páginas: 7 (1602 palavras) Publicado: 17 de março de 2014

Relatório de Química
Estequiometria

11/03/2014


Introdução
A estequiometria é a parte da Química que estuda as proporções dos elementos que se combinam ou que reagem. Os cálculos estequiométricos baseiam-se nessas proporções fixas existentes entre as espécies e a equação química balanceada mostra a relação quantitativa entre reagentes e produtos de uma determinada reação.
Em 1797, ocientista Proust, mesmo sem dispor de aparelhos modernos como os de hoje em dia e sem nem saber do conceito de átomo, elétrons, mol... realizou uma experiência na qual ele verificou que as massas dos reagentes e as massas dos produtos que participam da reação obedecem sempre a uma proporção constante. Assim, ele enunciou a Lei das Proporções Definidas ou Lei da Conservação das Massas: “Umadeterminada substância pura contêm sempre os mesmos elementos combinados na mesma proporção em massa, independente da sua origem”. Essa lei é válida até hoje, juntamente com a Lei de Lavoisier (“na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma”), orienta a estequiometria.
Uma reação química cessa logo que qualquer um dos reagentes seja totalmente consumido sendo possível que restem outrosreagentes em excesso. O reagente que é completamente consumido na reação é o reagente limitante, pois determina a quantidade de produtos formada. Os outros reagentes são os reagentes em excesso.
Para a determinação das proporções estequiométricas das reações podem ser utilizados vários métodos, como a medida da massa de precipitado formada, volume de gás liberado, intensidade da cor de umasolução... basta escolher a melhor medida para a análise em questão.

Objetivos
Determinar a relação estequiométrica de uma reação entre o nitrato de chumbo e o iodeto de potássio, com a formação de iodeto de chumbo e nitrato de potássio;
Perceber como as reações ocorrem segundo uma proporção definida de reagentes e produtos, de acordo com a Lei de Proust e de Lavoisier;
Perceber os errosrelacionados às medições.

Procedimentos, resultados e discussões...
Procedimento 1
Nesta prática, colocamos em uma estante para tubos de ensaio, 6 tubos de Nessler (que tem o fundo chato).A cada um deles foi adicionado, sucessivamente, 3,00 mL de solução de Pb(NO3)2 0,5 mol L-1. Em seguida, foi adicionado aos mesmos tubos e, na seguinte ordem, 1,5mL, 3,0mL, 3,0 mL, 6,0 mL, 9,0mL e 12,0mL da solução deKI 0,5 mol L-1.As soluções foram misturadas com um bastão de vidro e os sistemas deixados em repouso por aproximadamente 15 minutos. Depois foi medida a altura do precipitado formado com uma régua de 30cm.
Após adicionar aos tubos com solução de Pb(NO3)2 solução de KI, houve a formação um precipitado amarelo. Como o nitrato de potássio é solúvel no sistema e a cor amarela é característica doiodeto de chumbo, concluímos que o precipitado formado é o PbI2. Assim, a equação que representa essa reação é:
Pb(NO3)2aq + 2KIaq PbI2 (ppt) + 2KNO3 (aq)
A seguinte tabela mostra a relação entre o volume de Pb(NO3)2, o volume de KI e a altura do precipitado formado.
Tubo
Volume/mL Pb(NO3)2
Volume/mL KI
Altura/cm do precipitado
1
3,00 mL
1,50 mL
0,3 cm
2
3,00 mL
3,00 mL0,5 cm
3
3,00 mL
4,00 mL
0,7 cm
4
3,00 mL
6,00 mL
0,8 cm
5
3,00 mL
9,00 mL
0,9 cm
6
3,00 mL
12,0 mL
0,9 cm

Como a proporção estequiométrica da reação é de 1 molécula de Pb(NO3)2 reagindo com 2 moléculas de KI, conclui-se que, no tubo 1, o reagente limitante da reação é o KI. Assim, reagiu 1,50 mL de KI com 0,75 mL de Pb(NO3)2, formando 0,3 cm de precipitado.
No tubo 2, oreagente limitante da reação também é o KI (2:1). Assim, reagiu 3,00 mL de KI com 1,50 mL de Pb(NO3)2. Como a quantidade de KI adicionada ao sistema aumentou, a quantidade de precipitado formada também aumentou, sendo medidos 0,5 cm de altura de precipitado.
No tubo 3, o reagente limitante da reação ainda é o KI (2:1). Portanto, reagiu 4,00 mL de KI com 2,00 mL de Pb(NO3)2. Como a quantidade de KI...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Quimica experimental ufmg estequiometria
  • Quimica experimental ufmg estequiometria
  • relatório estequiometria
  • RELATORIO UFMG
  • estequiometria relatorio
  • Relatório de Estequiometria
  • Relatorio Estequiometria
  • relatorio de estequiometria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!