Relat rio de Qu mica exp3

1093 palavras 5 páginas
Relatório de Química.

Nomes: Amanda Serpa, Arthur Costa, Artur Garcia.
Turma: 2013/1 sexta feira 9:25 – sala

Experiência 3 – Estequiometria.

- Introdução: Pode-se chamar de estequiometria as relações de massa entre as espécies envolvidas em uma reação. Os cálculos envolvendo essas relações baseiam-se em proporções fixas entre as espécies que compõem uma reação química. Essas proporções são encontradas como um resultado da Lei de Lavoisier (conservação da massa). Geralmente, em uma reação química a quantidade de átomos se conserva. Conhecendo a relação molar e a massa molar das espécies, temos condições de encontrar relações entre massas. Experimentalmente é possível de encontrar essas proporções. Os meios são vários: medida de massa de precipitado pós-reação, volume de gás formado, intensidade de cor, etc. Para facilitar a visualização de resultados é usual fixar a quantidade de um dos reagentes e modificar a quantidade do outro.

- Objetivos:

Determinar a relação estequiométrica de uma reação entre nitrato de chumbo (Pb(NO3)2) e o iodeto de potássio (KI). Sabe-se que há formação de um precipitado amarelo, o iodeto de chumbo (PbI2). Assim a medida da altura do precipitado formado indicara a proporção estequiométrica, uma vez que ela é proporcional à massa.

- Procedimentos:

Materiais: Estante para tubos de ensaio; 2 Pipetas graduadas de 10mL (+0,05mL); Régua graduada em mm (+0,5mm); 6 Tubos de Nessler 18 x 150mm (fundo chato); 2 Béquer de 50mL (+5mL); Bastão de vidro.

Reagentes: Solução de Pb(NO3)2: 0,5mol.L-1 (30mL); Solução de KI: 0,5mol.L-1 (30mL).

Etapas:
Procedimento 1:

Dispor na estante para tubos os tubos de Nessler.
Adicionar a cada um 3,0mL de solução de Pb(NO3)2 utilizando a pipeta.
Adicionar aos mesmos tubos, na seguinte ordem, 1,5; 3,0; 4,0; 6,0; 9,0 e 12,0 mL da solução de KI utilizando a outra pipeta.
Misture com o bastão de vidro.
Deixar em repouso por 15 minutos.
Meça com a régua a altura do precipitado no tubo.

Relacionados