RELATORIO DROGARIA

Páginas: 30 (7443 palavras) Publicado: 2 de julho de 2015
INTRODUÇÃO

A forma como ocorreu à criação da profissão farmacêutica não é muito explicada, o que sabemos é que alguns indivíduos demonstraram a vontade e capacidade de produzir e vender medicamentos, devido à necessidade da população e a procura pela cura de algumas doenças (PEREIRA, 2011).
Com o passar do tempo, em meados do século X, surgiram as Boticas, local de produção e venda demedicamentos e outros produtos com fins terapêuticos. No Brasil as boticas foram reconhecidas como comércio no ano de 1640. Nesse momento da história as boticas eram conduzidas pelos boticários, que produziam esses medicamentos para vender, na maioria das vezes de forma empírica. A partir da formação das boticas que originaram as primeiras drogarias e farmácias existentes como as atuais (PEREIRA, 2011).De acordo com Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA):
“Farmácia é o estabelecimento de manipulação de fórmulas magistrais e oficinais, de comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e produtos para saúde (correlatos). Já a drogaria é o estabelecimento de dispensação e comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e produtos para saúde (correlatos) em suasembalagens originais.” (ANVISA, 2012)
As drogarias desempenham várias atividades, dentro dessas atividades não estão incluídas a manipulação e o fracionamento de medicamentos, os medicamentos e produtos vendidos já são fabricados e embalados pelas próprias industrias (ANVISA, 2012).
As drogarias foram crescendo cada vez mais com o passar dos anos, com isso elas podem ser adquiridas por qualquer pessoadesde que tenha a presença de um farmacêutico como responsável técnico do estabelecimento de acordo com a legislação vigente desde 1973, com a função principal de dispensador de medicamentos, o que se difere de antigamente onde só os boticários poderiam adquirir esse estabelecimento. Com isso a drogaria passou a ser considerada um estabelecimento de saúde diferente das Boticas que eram consideradasum comércio (SILVIA & VIEIRA, 2004).
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela Federação Internacional dos Farmacêuticos o profissional farmacêutico no seu âmbito de trabalho deve ter como foco o seu paciente e não o medicamento. Vários textos demonstram que se no Brasil fosse colocado em prática essa visão da OMS, muitos benefícios para o paciente seriam conquistados de acordo coma utilização dos medicamentos, devido o paciente ficar instruído sobre a utilização dos medicamentos, fazendo assim o seu uso racional e conseqüentemente diminuindo os gastos com o mesmo (MENDES, 2008).
A OMS define atenção farmacêutica como:
"A soma de atitudes, comportamentos, valores éticos, conhecimentos e responsabilidades do profissional farmacêutico no ato da dispensação de medicamentos,com o objetivo de contribuir para a obtenção de resultados terapêuticos desejados e melhoria da qualidade de vida do paciente" (SILVIA & VIEIRA, 2004).
As algumas das atribuições do farmacêutico em uma drogaria segundo o Consenso Brasileiro são promover a educação em Saúde, realizar a dispensação dos medicamentos, promover o uso racional, informar ao paciente sobre as possíveis reações adversas einterações medicamentosas, fazer o correto armazenamento dos medicamentos e conferir os receituários (ANGONESI, 2008).
A Drogaria Santa Marta foi fundada em 1973, com o nome de Drogaria Goiás e após a década de 80 passou a ter o nome atual. Essa drogaria tem um cuidado diferenciado com os seus clientes, ela oferece produtos de qualidade desde medicamentos à rede de perfumaria. O conceitoutilizado pela Drogaria é “Cuidar de perto da saúde e bem-estar das pessoas (DROGARIA SANTA MARTA, 2014).
Esse relatório tem o propósito de apresentar as atividades realizadas e conhecimentos adquiridos no campus de estágio Drogaria Santa Marta (AUTORIA PRÓPRIA).




3 Caracterização técnico-funcional do local de estágio
3.1 Espaço físico
3.1.1 Divisão do espaço físico
A Drogaria Rosário da 716 sul...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatorio Drogaria
  • Relatorio de drogaria
  • Relatorio Drogaria
  • Relatório drogaria
  • Relatorio de estagio em drogaria
  • Relatório em farmacia de drogaria
  • Relatório de estagio supervisionado em drogarias
  • Relatório de estágio em drogaria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!