relatorio de aluno com dificuldade na oralidade

Páginas: 9 (2114 palavras) Publicado: 3 de agosto de 2013
A ARTE NA PRÉ HISTÓRIA



RESUMO

O presente paper aborda a história do desenho desde seu surgimento, na pré história, até a atualidade de um mundo conectado, na qual o desenhista encontra uma ampla gama de opções de expressão. Além da forma de expressão o desenho passou por mudanças no material utilizado começando pela invenção do papel,da pena e da caneta esferográfica, que substituírama pedra e o osso, até a arte gráfica produzida diretamente no computador. Fazendo uso da técnica pode-se evidenciar a evolução do Desenho enquanto Arte e suas funções práticas, sua aplicação na vida cotidiana da antiguidade e da sociedade contemporânea. Para concluir, é trazida em coleção a realidade do mercado brasileiro, com um enfoque primordialmente voltado para a história em quadrinhos,primeira forma de representação mercadológica do Desenho no Brasil.

Palavras-chave: Arte; História; Evolução.


1 INTRODUÇÃO

O Desenho é a forma mais primitiva de comunicação, é anterior, inclusive, à escrita. Na qualidade de manifestação artística o desenho é, em sua instância primal, uma arte universal e que precede todas as outras. Seus primeiros relatos são os desenhos produzidosna pré-história, encontrados em cavernas.
As primeiras manifestações artísticas remontam, todavia, a uma época muito mais longínqua, ao fim do Paleolítico. Dezenas de milênios a. C. os homens. Que viviam da caça e da coleta ocasional de frutas silvestres, já conheciam o valor da imagem ou da figuração. Pertence, de fato, ao Paleolítico superior toda uma série de figurações tão sintéticas eintensamente expressivas que alguns dos maiores artistas modernos as consideraram obras de arte perfeitas, chegando mesmo a propô-las como modelos de absoluta autenticidade da expressão artística.
São imagens de animais grafitadas e pintadas sobre as paredes e sobre as abóbodas das grutas naturais disseminadas na Europa mediterrânea, principalmente na zona franco-cantábrica. São traçadas com osdedos ou com instrumentos elementares pelos caçadores que por muitos séculos frequentaram aquelas grutas, às quais atribuíam o valor de locais sagrados. Foram consideradas muitas vezes como extraordinárias manifestações de uma atividade artística instintiva, não condicionada por uma precedente experiência figurativa ou técnica, nem por uma finalidade prática. Foi, porém, demonstrado que essasfigurações, embora revelando com extrema vivacidade a imagem que o homem do Paleolítico tinha do mundo e de sua presença nele, têm um caráter mágico e uma finalidade prática. Representando, ou melhor, prefigurando o encontro com o animal na floresta, o caçador imaginava garantir, com uma operação mágica, o sucesso da luta da qual dependia sua existência. Fazendo realizar através da imagem o eventodesejado, de qualquer forma o subtraía à incerteza do acaso: sua esperança transformava-se no projeto da ação. Não é verdade que essas figurações sejam independentes de qualquer interesse técnico, mas elas não devem ser consideradas em relação com a técnica da fabricação de objetos e utensílios, mas com a técnica da caça, a única possuída pelo homem do Paleolítico.
As obras de arte relacionadasàquilo a que hoje conhecemos como desenho foram primeiramente produzidas pelo Homem pré-histórico com o intuito de narrar cenas, de caracterizar representações de fatos da vida cotidiana. Os mais antigos registros datam de 15.000 A.C. e permeiam todo o período histórico até a Idade Média, passando pelas civilizações egípcia, mesopotâmica e chinesa, em cada uma deles representando algodiferente.Após a primeira fase nitidamente representativa, o Desenho passou, no Egito antigo, a ser utilizado na decoração de tumbas e templos. Nascia, aí, o Desenho enquanto-Arte, pois adquiria relevância social. Os gregos, na antiguidade, utilizavam o Desenho como uma forma de representar suas divindades, como forma de manifestar graficamente a religiosidade do povo e de seus governantes.
Na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório aluno com dificuldade de aprendizado
  • relatório alunos com dificuldades
  • Relatório de aluno com dificuldade de aprendizagem
  • Relatório de alunos que apresentaram dificuldade no processo de ensino aprendizagem
  • Aluno Com Dificuldades
  • O aluno e suas dificuldades
  • dificuldade na oralidade- em lingua inglesa
  • Dificuldade no ensino da oralidade da língua inglesa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!