Relatorio Aula 4 leis de kichhoff

1518 palavras 7 páginas
Laboratório de Circuitos Elétricos I

“LEIS DE KIRCHHOFF”

Marcos Wenneton Vieira de Araújo 1415080138
Willyam Dyeno S. de Oliveira dos Santos 1415080222

07/04/2015

Sumário
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 3
3 RESULTADOS E DISCUSSÃO 6
4 CONCLUSÃO 10
5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11

1 INTRODUÇÃO
Um circuito elétrico consiste em dois ou mais elementos de circuitos conectados através de condutores ideais. Condutores ideais são fios de resistência nula, nos uais a corrente elétrica pode fluir livremente sem acumular cargas ou energia. Neste caso, a energia pode estar concentrada inteiramente dentro de cada elemento de circuito e, então, o circuito é chamado de circuito com parâmetros concentrados.
Existem duas leis estabelecidas por Gustav Robert Kirchhoff (1824-1887) em 1847 para as tensões e correntes presentes em um circuito elétrico. As duas leis são formalmente conhecidas como Lei de Kirchhoff das Correntes (LKC) e Lei de Kirchhoff das Tensões (LKT).

2 DESENVOLVIMENTO
2.1 LEIS DE KIRCHHOFF

As Leis de Kirchhoff são empregadas em circuitos elétricos mais complexos, como por exemplo, circuitos com mais de uma fonte de resistores estando em série ou em paralelo. Para estuda-las vamos definir o que são Nós e Malhas:
Nó: é um ponto onde três (ou mais) condutores são ligados.
Malha: é qualquer caminho condutor fechado.

Figura 1 – Circuito com várias malhas e nós
Analisando a figura 1, vemos que os pontos a e d são nós, mas b, c, e e f não são. Identificamos neste circuito, três malhas definidas pelos pontos: afed, adcb e badc.
Formuladas em 1845, estas leis são baseadas no Princípio de Conservação da Carga Elétrica e no fato de que o potencial elétrico tem o valor original após qualquer percurso em uma trajetória fechada (sistema não-dissipativo).
A Lei de Kirchhoff das Correntes (LKC), afirma que: Em qualquer nó, a soma das correntes que o deixam (aquelas cujas apontam para fora do nó) é igual à soma das correntes que chegam até ele. A Lei é

Relacionados

  • Leis de Kirchhoff das tens es e correntes
    759 palavras | 4 páginas